Governo promove capacitação para reeducandas, em Porto Velho

Governo promove capacitação para reeducandas, em Porto Velho

Governo promove capacitação para reeducandas, em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A parceria entre governo de Rondônia e prefeitura de Porto Velho para a realização do curso de pintor de imóveis na Penitenciária Estadual Feminina de Porto Velho (Penfem) tem gerado expectativas de mudança de vida para as 25 reeducandas que estão participando da capacitação. O curso faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, e está sendo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Nessa capacitação as reeducandas já passaram pelo módulo básico onde receberam noções de qualidade, segurança, meio ambiente e saúde, e pelo modulo prático de habilidades básicas que ensina noções de cálculos de áreas e de orçamento para que elas saibam calcular o valor de mercado do m² de pintura e assim ter autonomia para oferecer o seu trabalho. Passando pela teoria chega a hora da parte prática. Atualmente, estão sendo ensinadas técnicas de aplicação de massa corrida, vernizes, pintura de grades e parede. Por fim, no quarto e último módulo, as reeducandas aprenderão a fazer acabamento com textura e grafiato.
Para a assistente social da Sejus, Isa Celesti, a preocupação do Governo da Cooperação com a reinserção social por meio da oferta de cursos, capacitações e outras atividades para as pessoas sob custódia do Estado ajudam a cumprir a pena com mais leveza e tranquilidade. “A ociosidade é um dos principais problemas para quem cumpre pena e a realização de cursos e atividades ajuda a passar o tempo com mais aproveitamento e produtividade. Elas sairão daqui capacitadas, com o diploma de uma instituição reconhecida nacionalmente, que é o Senai, e com inúmeras chances de mudar de vida e ter um novo começo”, avaliou.
Com três anos de experiência ministrando aulas no Sistema Penitenciário, o instrutor do Senai, Geraldo Magela, se orgulha de trabalhar com este público privado de liberdade. “Esta já é a segunda turma que trabalho no sistema penitenciário e é muito bom perceber o interesse delas por essa nova profissão que está sendo ensinada. Fora isso tem também a mudança de comportamento e a expectativa de uma mudança de vida através da reinserção no mercado de trabalho. É muito gratificante”, comentou o professor.
A formatura da turma de pintoras de parede está prevista para acontecer até o fim deste mês.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS