A pesar das constantes ações educativas e repressivas realizadas pela Polícia Militar, Detran, Semtran e Policia Rodoviária Federal, para minimizar os elevados índices de acidentes de trânsito em nossa capital, ainda é grande o número de motoristas que dirigem embriagados, em alta velocidade, ultrapassando sinais e dirigindo imprudentemente.
A maioria dos acidentados chega ao pronto socorro mutilados, apresentado fratura exposta, traumatismo craniano e politrauma. De sexta-feira (27) até a manhã desta segunda-feira (30), o Pronto Socorro João Paulo II realizou 302 atendimentos, dos quais 55 foram para atender vítimas da violência do trânsito. Cerca de 87% dessas ocorrências envolveram motociclistas.
Dados
No setor de emergência foram registrados nove agressões físicas, oito acidentes de trabalho, 41 quedas, nove ferimentos por arma branca, três por arma de fogo, quatro retirada de corpo estranho, uma queimadura, duas intoxicações e 39 procedimentos ortopédicos, dentre outros.
No centro cirúrgico foram realizadas 29 cirurgias nas especialidades de neurocirurgia, cirurgia geral, vascular e ortopedia. Cerca de 86 pacientes foram avaliados pelo clínico geral, 35 pelo cirurgião geral, onze encaminhados a especialista e seis ao setor de psiquiatria do Hospital de Base.