O objetivo, segundo irmã Lina é ajudar a salvar vidas e continuar devolvendo saúde e qualidade de vida a centenas de pessoas mutiladas pelos acidentes de trânsito ou acometidas pela hanseníase, diabetes e outras doenças.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em 1975, as irmãs Marcelinas iniciaram uma história de amor e dedicação à população de Rondônia ao assumirem, com muita coragem e zelo, a coordenação da ex-colônia de leprosos localizada no Km 17, da BR 364, em Porto Velho.
Fundada há 60 anos, a Colônia Jayme Aben Athar, transformou-se no Hospital Santa Marcelina, um complexo hospitalar de médio porte, com 100 leitos, seis salas cirúrgicas, ambulatórios, centro auditivo, centro oftalmológico e ortopédico sendo este responsável pela fabricação e fornecimento de órteses, próteses, calçados especiais e meios auxiliares de locomoção tanto para a população de Rondônia como para parte dos estados vizinhos.
Por realizar mais de 800 atendimentos por dia, sendo 90% para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a oficina ortopédica do Hospital Santa Marcelina passar por sérias dificuldades de sobrevivência. Para isto, as irmãs Marcelinas programaram uma série de ações para mobilizar a população a contribuir com a arrecadação de fundos para a construção de uma nova oficina ortopédica dentro do hospital.
O objetivo, segundo irmã Lina é ajudar a salvar vidas e continuar devolvendo saúde e qualidade de vida a centenas de pessoas mutiladas pelos acidentes de trânsito ou acometidas pela hanseníase, diabetes e outras doenças.
“Começos a campanha com o recolhimento de cupons fiscais que, através do programa Nota Solidária, nos deu a possibilidade de sensibilizar a população para a doação desses cupons que após serem cadastrados no Nota Legal, nos é passado em recursos. Já arrecadamos desde o segundo semestre do ano passado pouco mais de duzentos e oitenta mil reais. A obra está orçada em um milhão de reais, sendo oitocentos mil para a construção e duzentos mil para a compra de equipamentos. A diferença que falta nós pretendemos angariar através das nossas ações”, explica irmã Lina.
Entre as campanhas e promoções organizadas pelo Hospital Santa Marcelina em prol da construção da nova oficina ortopédica, o Bazar Beneficente será uma das primeiras atividades.
“O Bazar Beneficente acontece no próximo dia 05 de outubro, na Escola Marcelo Cândia, no Bairro Marcos Freire, das 08h as 17h. Até lá nós vamos buscar donativos de todos os gêneros, como roupas, calçados, mobiliários, equipamentos de informática e também valores em espécie para quem preferir. Em seguida pretendemos organizar a promoção, Ação entre Amigos, com a venda de rifas para o sorteio de uma moto. Também temos outros eventos programados como uma grande feijoada, leilão de gado no interior do estado e diversas outras atividades. E quem quiser ajudar será sempre bem-vindo”, diz a irmã.
Para as doações em dinheiro o Hospital Santa Marcelina disponibiliza de uma conta no Banco do Brasil: AGÊNCIA: 3796-6, CONTA: 50.000-3. Faça a sua parte, doe!
Mais informações através do número (69)3218-2220
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!