Centenário da Igreja de Santo Antônio

Centenário da Igreja de Santo Antônio

Centenário da Igreja de Santo Antônio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 21 de setembro desse ano, se comemorou o centenário de construção da Igreja de Santo Antonio. Para comemorar essa importante data, a Diocese de Porto Velho através do seu Arcebispo, Dom Esmeraldo Barreto de Farias e o Santuário Nossa Senhora de Fátima, cujo pároco é o Padre Reginaldo de Queiroz Bezerra, preparam uma programação que iniciou na semana passada, com a celebração de uma missa no local, presidida pelo Arcebispo de Porto Velho. As comemorações encerram nesse domingo, 29/09, conforme programação a seguir:
PROGRAMAÇÃO
29 de setembro/domingo
07h30min:
Caminhada de Santo Antonio.
Percurso: Santuário Nossa Senhora de Fátima – Cai N’água e seguindo pelos trilhos até a Capela de Santo Antonio.
10h00min:
Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias.
11h30min:
Quermesse de Santo Antonio
18h00min:
Encerramento.             
HISTORIA   
Os primeiros registros oficiais apontam que no dia 15 de outubro de 1909 aconteceu a celebração da primeira missa na região. Somente dois anos depois iniciou a construção da primeira igreja católica, a Igreja de Santo Antonio.
No final do ano de 1911 o Padre Manuel de França Melo, doou alguns objetos para a capela da igreja, inclusive um cálice. A Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) colaborou na parte financeira e também com fornecimento de material para sua construção. Muitos devotos trabalharam voluntariamente para erguer esta que foi a primeira igreja católica da região. No dia 21 de setembro de 1913, após a benção do altar aconteceu a celebração da primeira missa no local, mesmo com a igreja inacabada.
Sua conclusão aconteceu no ano seguinte, e a Igreja de Santo Antonio está registrada como a primeira igreja católica de Porto Velho, mesmo sendo construída na época em que Santo Antônio era município do Estado de Mato Grosso. Portanto, nesse ano se comemora o centenário da celebração de sua primeira missa.
Muitos anos depois, com o crescimento de Porto Velho, o antigo município de Santo Antonio foi abandonado e com isso a igreja transformou-se em ruínas, o telhado desabou e as predes começaram a ruir.
Nos anos 70, alguns devotos, coordenador pela senhora Maria do Livramento Marques Tabosa (Dona Lili Tabosa), realizaram diversas campanhas para angariar recursos e conseguiram reerguer a igreja. Nessa empreitada, a comunidade teve o apoio imprescindível dos militares do 5º Batalhão de Engenharia e Construção. Atualmente são realizadas missas todos os domingos pela manhã e a Igreja de Santo Antonio foi tombada como Patrimônio Histórico em 1986.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS