Uma iniciativa do governo de Rondônia, através da Policia Militar, em parceria com diversos órgãos públicos e instituições privadas, como Detran, Seduc e Faculdades, o projeto denominado Trânsito Seguro, lançado no inicio do mês, iniciou seu ciclo de palestras em escolas públicas da capital. O objetivo da ação é educar a sociedade para o trânsito.
De acordo com dados da Companhia Independente de Trânsito (Cia de Trânsito), Porto Velho possui uma frota de 201 mil veículos para 442 mil habitantes. Uma proporção de quase um veículo para cada dois habitantes. O elevado número da frota, aliado a má educação dos condutores, forma os responsáveis pelo alto índice de acidentes que renderam a capital o titulo de cidade com o trânsito mais violento do país.
Após o incessante trabalho da Cia de Transito para reduzir o numero de mortes, o foco da nova campanha é a educação de pedestres, ciclistas passageiros de carros, motociclistas, passageiros de ônibus e os condutores. “As pessoas precisam se respeitar mais no trânsito e entender que quem está matando e está morrendo somos nós, são nossos conhecidos e nossos amigos”, ressalta major PM Cristiano Lisboa, comandante da Cia de Transito.
De acordo com a coordenadora da Sessão de Estudo, Pesquisa e Ensino (Sepe), a soldado PM Queldimar Monteiro, com o lançamento do Projeto Trânsito Seguro houve uma reestruturação do departamento com ampliação dos trabalhos “que antes já aconteciam, porém de forma mais tímida”, esclarece.
Na parte pedagógica do projeto serão realizadas palestras educacionais em escolas, empresas e para o Ministério Público que direciona as pessoas que cometeram crimes de trânsito. Todas as palestras com o objetivo de conscientizar a população. “Na parte repressiva temos a ação da operação Cavalo de Aço, que são blitz direcionadas para motociclistas e a Lei Seca continua com fiscalizações rotineiras”, lembra Queldimar.
Semana de Trânsito
Realizada de 18 a 25, a Semana será uma parceria da Cia de Transito com o Detran, Seduc, Samu, Semtran, Semusa, Sest/Senat e Policia Rodoviária Federal, além de outras instituições. A abertura oficial acontecerá na quarta-feira (18).
A programação da semana inclui pit stop educativo, passeio ciclístico e um ato simbólico que marcará o fechamento das ações. “recebemos instrução do Comando Geral e estamos nos preparando para a semana”, afirma o major Lisboa.
Paralela a programação oficial haverá as ações nas escolas. “Serão palestras educativas de trânsito para conscientizar o publico infanto-juvenil, que serão multiplicadores dos conceitos”, esclarece Queldimar.
Projetos
Para o próximo ano, segundo a coordenadora do Sepe da PTran, a proposta é montar uma cartilha educativa e padronizar a logística de trabalho para que ela possa ser levada a todos os municípios de Rondônia, englobando todas as faixas etárias. “Os trabalhos serão desenvolvidos em módulos, segundo a orientação do Major, para facilitar a execução do projeto”, finaliza a soldado Queldimar.