A prefeitura de Porto Velho iniciou na quarta-feira, 31 de agosto, as inscrições para o Projovem Urbano. Conforme o secretário Marcos José Rocha, o Projovem é um programa do Governo Federal executado pelo Município, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), cujo objetivo é combater o analfabetismo e inserir as pessoas no mercado de trabalho.
Podem se inscrever pessoas com idades entre 18 e 29 anos. Os alunos receberão gratuitamente todo o material didático, uniforme, lanche, auxílio transporte e uma bolsa mensal no valor de R$ 100,00. Marcos Rocha esclarece, no entanto, que para receber a bolsa é necessário que o aluno tenha no mínimo 75% de frequência às aulas.
Outro ponto importante é que o Projovem possibilita ao aluno completar o ensino fundamental em apenas 18 meses. Além disso, os participantes farão cursos de capacitação profissional nas áreas de saúde, serviços pessoais e telemarketing, o que os deixa preparados para ingressar no mercado de trabalho. “O programa é todo custeado pelo Governo Federal. A prefeitura arca apenas com a organização e disponibiliza as salas de aula”, frisou Marcos Rocha.
Marcos Rocha afirma que a expectativa é atender 450 alunos. Para tanto, 21 professores serão contratados em regime emergencial. Esses professores passarão por um treinamento antes do contato com os alunos. “As aulas iniciarão tão logo a prefeitura conclua os preparativos, o que deverá acontecer o mais breve possível”, declarou o secretário.
Inscrições
Segundo informa a coordenadora do Projovem Urbano, Elzanir Maria da Silva, as inscrições poderão ser feitas em horário comercial na própria coordenação do programa, que funciona na Semed, ao lado do Hospital do Câncer; no Teatro Banzeiros, próximo a Unir/Centro ou nos seis núcleos onde serão ministradas as aulas – Escolas Maria Isaura, Rua Jardim, 3418, bairro Costa e Silva; Saul Bennesby, Rua Algodoeiro, 3130, bairro Eletronorte; Padre Chiquinho, Avenida Campos Sales, 881, bairro Areal; Engenheiro Francisco Erse (Escola Padrão), Avenida Amazonas, 6363, bairro Cuniã; João Ribeiro Soares, Rua Andréia, s/n°, bairro Igarapé e Vôo da Juriti, Rua Antônio Fraga Moreira, 2833, bairro JK I.
Documentos
Para fazer a inscrição é necessário que os interessados apresentem o histórico escolar (se houver), Carteira de Identidade (RG), CPF e comprovante de residência.