Prefeito aprova proposta e trabalhará com comissão de estudantes
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, recebeu no final da tarde desta terça-feira (25), várias representações estudantis. Liderados por representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), União Rondoniense dos Estudantes (UERES) e União Municipal dos Estudantes (UMES), eles apresentaram ao gestor uma pauta contendo sugestões de melhorias para atender aos alunos em geral. Segundo os próprios estudantes esta foi a primeira vez que a classe recebeu inteira atenção do executivo municipal.
Os estudantes solicitam redução de dez centavos na tarifa do transporte coletivo, passe livre para estudantes comprovadamente carentes (inscritos no Bolsa Família), aumento no percentual de bolsas de estudos no programa de inclusão social Faculdade da Prefeitura (de 400 para mil bolsas já no segundo semestre de 2013), reajuste salarial para os trabalhadores da educação municipal, manutenção do Projeto Superação (pré-vestibular da prefeitura) e reforma da Biblioteca Francisco Meireles.
Além da pauta, os estudantes solicitaram faixa de pedestre na frente das escolas, iluminação pública, mais qualidade no transporte coletivo e no atendimento por parte de motoristas e cobradores, policiamento, manutenção de ruas, limpeza de terrenos baldios e valorização dos profissionais da educação, entre outros itens.
Representante da UNE, Roberta Mageski propôs ao prefeito a criação de uma comissão permanente formada por estudantes para acompanhar a aplicação das políticas públicas municipais em prol da classe. A mesma comissão, segundo Roberta, poderá sugerir ao prefeito novas melhorias a serem implementadas.
Resposta
Mauro Nazif agradeceu aos estudantes e de imediato acatou a sugestão de trabalhar em conjunto com uma comissão formada por eles em benefício da classe e da cidade. “Vocês trazem até nós a realidade”, disse. A comissão, segundo o prefeito, vai atuar diretamente com os secretários e técnicos da prefeitura. Serão 8 membros dos movimentos estudantis e um representante de cada secretaria. Assim poderemos juntos fiscalizar e apresentar sugestões e demandas da Educação, Saúde, Meio Ambiente, Limpeza Pública, Obras, Iluminação Pública, Trânsito, e Administração”, comentou.
Também foi marcada uma nova reunião para o dia 10 de julho, às 15 horas, na Semad. Nesse encontro, a comissão formada pelos estudantes juntamente com técnicos e secretários irão definir os membros permanentes do grupo de trabalho e ao mesmo tempo estabelecer as prioridades, as medidas mais urgentes a serem aplicadas pela prefeitura.
Transporte
O prefeito explicou que além de não conceder reajuste da passagem, quebrou o monopólio das empresas que atendem a Capital e vai contratar uma terceira empresa. O processo de licitação deverá ser finalizado em 30 dias. Sobre iluminação pública, Mauro Nazif disse que a Emdur estava praticamente fechada e teve que ser reestruturada. Seu objetivo e deixar a cidade totalmente iluminada até o final deste ano.
Biblioteca
Quanto a reforma na Biblioteca Francisco Meireles, o secretário Marcos Rocha (Semed), disse que sua equipe está trabalhando no projeto, que vai obedecer aos critérios de acessibilidade. A obra custará cerca de R$ 700 mil, mas antes de iniciar a reforma, será feita a manutenção da rede elétrica do prédio, que encontra-se seriamente comprometida e impede o funcionamento das centrais de ar.
Professores
Nazif declarou que a prefeitura atendeu praticamente todas as reivindicações da categoria, mas como a folha de pagamento já atinge 54% do que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, fica impedido de conceder novos benefícios, mas as negociações continuam. “Nossa meta é a valorização de todos os servidores municipais”, frisou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!