A ilha 'gay' na Itália de Mussolini

A ilha 'gay' na Itália de Mussolini

A ilha 'gay' na Itália de Mussolini

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Durante o regime fascista foi criado em Itália um local onde os homossexuais eram colocados sob prisão e ali forçados a permanecer. Um momento do regime de Mussolini recordado em livro e numa iniciativa de ativistas 'gays'.
"Há 75 anos na Itália fascista, um grupo de homens considerados 'degenerados' foram levados de suas casas e presos numa ilha. Colocados sob regime de prisão, para muitos esta foi uma experiência libertadora na primeira comunidade abertamente 'gay' do país", escreve o correspondente da BBC em Itália.
O facto foi recordado esta semana por um grupo de ativistas que desembarcou na ilha-prisão e aqui colocou uma placa em memória das vítimas da perseguição do regime fascista.
Para o parlamentar Ivan Scalfarotto, "este era um gesto necessário porque ninguém fala do que se passou naquela época" e porque, na atualidade, prossegue a discriminação, disse à BBC o deputado que é vice-presidente do Partido Democrático.
Em 1938, na Catânia, "cerca de 45 homens que se acreditava serem homossexuais foram condenados a exílio interno e levados para a ilha de San Domino, no Adriático". Uma história recordada no livro The Island and the City (A Ilha e a Cidade), de Gianfranco Goretti e Tommaso Giartosi, que reúne testemunhos dos habitantes da ilha e documentos de alguns dos presos.
Havia recolher obrigatório a partir das 20.00 horas, permanecendo os presos em dormitórios sob vigilância policial. Mas segundo alguns depoimentos de antigos presos, citados em A Ilha e a Cidade, o regime de detenção era "relativamente livre" e "pela primeira vez nas suas vidas, aqueles homens estavam num sítio onde podiam ser eles próprios - livres do estigma que habitualmente os rodeava na Itália católica dos anos 30", refere o correspondente da BBC.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS