A pesar das constantes ações educativas e repressivas realizadas pela Polícia Militar, Detran, Semtran e Policia Rodoviária Federal, para minimizar os elevados índices de acidentes de trânsito em nossa capital, ainda é grande o número de motoristas que dirigem embriagados, em alta velocidade, ultrapassando sinais e dirigindo imprudentemente.
A cada final de semana, profissionais de saúde do João Paulo-II, prestam toda a assistência a essas vítimas que na maioria das vezes chegam apresentando fratura exposta em membros superiores e inferiores, trauma de abdômen fechado e traumatismo craniano grave. De sexta-feira (7) até a manha desta segunda-feira (10), o Pronto Socorro realizou 269 atendimentos, dos quais 47 foram para atender as vítimas da violência do trânsito. Cerca de 75% dessas ocorrências envolveram motociclistas.
Dados
Foram registrados quatro agressões físicas, nove acidentes de trabalho, 43 quedas, quatro ferimentos por arma branca, dois por arma de fogo, um afogamento, duas retiradas de corpo estranho e 29 procedimentos ortopédicos, dentre outros.
No centro cirúrgico foram realizadas 27 cirurgias, sendo a maioria para atender as vítimas do trânsito. Cerca de 71 pacientes foram avaliados pelo clínico geral, 28 pelo cirurgião geral e 04 encaminhados ao setor de psiquiatria do Hospital de Base. Esse final de semana um menor de apenas treze anos, deu entrada na emergência em estado grave, vítima de afogamento. O mesmo encontra-se internado em estado delicado na Assistência Médica Intensiva (AMI).