Tem início construção da estação de tratamento de esgoto em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE-Sul) da zona sul da capital iniciará em 120 dias. O terreno, localizado no bairro Novo Horizonte, mede 381.114,00 m² (38 hectares). Em Porto Velho, segundo levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), 74% da população possuía abastecimento da rede de água em 2009. Além disso, apenas 2% do esgoto era coletado, mas não havia tratamento.

“A obra representa para o município de Porto Velho um avanço. Se formos enumerar, a primeira razão disso é a saúde da população, que deixará de se expor aos riscos de contaminação como acontece hoje pela falta do recurso de tratamento”, disse o governador do Estado, Confúcio Moura.
A verba para a construção da ETE-Sul está incluída no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com parceria do governo do Estado. O melhoramento do sistema de esgoto da capital deve beneficiar diretamente 85 mil pessoas.
“Com essa Estação, o rio Madeira passa a receber uma água limpa e tratada, dentro das normas do código de proteção ambiental, pois a estação vai captar o esgoto jogado nas caneletas fora das casas e tratá-lo”, disse o coordenador geral da Superintendência do Patrimônio da União em Rondônia (SPU/RO), Álvaro Lustosa Júnior.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!