Prefeitura reúne servidores municipais que vão transpor para os quadros da União
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Prefeitura de Porto Velho reuniu na tarde desta quarta-feira (8), no Teatro Banzeiros, os servidores municipais que poderão transpor para os quadros da União. A reunião coordenada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) contou com a presença do prefeito Mauro Nazif e do secretário de estado da Administração, Rui Vieira. Também estiveram presentes o coordenador estadual da transposição, Valdemir Caçador; o procurador geral do Município, Carlos Dobbis e representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindeprof).
Mauro Nazif -que na condição de Deputado Federal trabalhou no Congresso Nacional com os demais integrantes da bancada de Rondônia para que a transposição se tornasse uma realidade- disse que a luta em prol dos servidores começou bem antes, quando o governo estadual provocou uma demissão em massa. “Primeiro nos empenhamos pela reintegração dos servidores demitidos. Em Brasília, nossa luta foi pela transposição, para ver realizado o sonho dos trabalhadores”, comentou.
A próxima batalha, de acordo com o prefeito, será em prol dos servidores aposentados, para que também sejam transferidos para os quadros da União. Outra luta é para que sejam enquadrados os servidores admitidos até 1991. “Essa discussão tem que existir, mas sabemos que trata-se de uma questão jurídica”, afirmou. Mauro Nazif acrescentou que a economia gerada na folha de pagamento da prefeitura com a transposição, será revestida em favor do demais trabalhadores municipais.
Tudo Pronto
O secretário Mário Medeiros (Semad), que também preside a Comissão Municipal da Transposição, informou que toda documentação dos servidores está organizada, inclusive com os termos de opções prontos. “Falta apenas o servidor conferir e assinar, caso queira fazer parte dos quadros do Governo Federal”, frisou. Ele disse que poderão transpor 244 servidores ativos lotados nos mais diversos setores da administração municipal, que foram contratados até dezembro de 1981.
Com relação aos vencimentos, Medeiros declarou que há vários enquadramentos e faixas salariais por categoria. O secretário garante que não haverá perda salarial para os servidores da prefeitura. “O que faltar no vencimento a União complementa com vantagens pessoais”, explicou. Porém, fez questão de ressaltar que a transposição é opcional e que a reunião no Banzeiro serviu para explicar o trâmite e tirar as dúvidas dos servidores.
Agradecimentos
Em nome dos servidores municipais e como representante do sindicato da categoria, Nélio Sobreira fez questão de agradecer ao prefeito Mauro Nazif por ter incluído os trabalhadores da prefeitura no processo de transposição. “De início os servidores municipais ficaram de fora. Quando revisaram o texto da lei, Dr Mauro apresentou a ementa que garante o reconhecimento desses servidores. Isso é motivo de alegria e também de reconhecimento pelo seu trabalho como deputado federal”, afirmou.
O secretário Rui Vieira fez uma retrospectiva da luta do governo estadual pela transposição e também agradeceu o apoio de Mauro Nazif na Câmara Federal. “O prefeito é um dos baluartes da transposição”, enfatizou. Junto com Valdemir Caçador, Vieira ajudou a tirar as dúvidas dos servidores que lotaram o Teatro Banzeiros. Ele informou que serão definidos os dias em que os trabalhadores da prefeitura serão atendidos e apresentarão os documentos.
Mais informações sobre a transposição poderão ser obtidas por meio do site www.portaldoservidor.ro.gov.br ou pelo telefone 0800 644 0837.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!