Morcegos hematófagos são capturados para controle da raiva dos herbívoros

Morcegos hematófagos são capturados para controle da raiva dos herbívoros

Morcegos hematófagos são capturados para controle da raiva dos herbívoros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

A raiva dos herbívoros é uma das enfermidades que mais mata bovinos na América Latina, causando prejuízo de milhões de dólares para a pecuária todos os anos. Para manter o controle da raiva dos herbívoros no Estado, a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) vem realizando diversas ações. Uma delas é o controle da população de morcegos hematófagos, já que este animal é o principal transmissor da raiva para os herbívoros domésticos (bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos, ovinos e suínos).

              Os morcegos da espécie Desmodus rotundus são encontrados desde o norte do México até o norte da Argentina, se alimentando de sangue de outros animais silvestres e domésticos, e podem transmitir a raiva caso estejam portando o vírus.

              Recentemente, um produtor rural procurou o Escritório de Atendimento à Comunidade (EAC) do distrito de Boa Vista do Pacarana para informar que seus animais estavam sendo espoliados (com sinais de mordeduras), provavelmente por morcegos hematófagos. Diante dessa notificação, a Supervisão Regional de Pimenta Bueno deslocou servidores das Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) de Pimenta Bueno e de Primavera de Rondônia para realizar a captura de morcegos hematófago na propriedade rural.

             O supervisor da Regional de Pimenta Bueno, Jader Plaça, conta que esta atividade mostra o comprometimento do trabalho dos servidores da Agência. “Neste este tipo de atividade, o servidor passa praticamente toda a noite no campo, pois o morcego hematófago apresenta hábito noturno”.

              Para os servidores da Unidade de Pimenta Bueno, Rony Jose de Paula, e de Primavera de Rondônia, Walerio Torchite, a ação é cansativa, mas gratificante, pois o agradecimento do produtor a este tipo de serviço recompensa o cansaço.

              A captura de morcegos hematófagos é realizada através de redes especiais que são armadas em volta do curral onde os animais agredidos se encontram. Ao procurar esses animais para se alimentarem, os Desmodus rotundus ficam presos na rede. Os servidores da Idaron passam uma pasta vampiricida nas costas dos morcegos, soltando-os em seguida. Ao retornarem para a sua colônia outros morcegos o lamberão, eliminando cerca de 15 a 20 outros morcegos hematófagos, e assim, impedindo a transmissão do vírus da raiva para os animais domésticos.

              A vacinação contra raiva também é outra medida importante de controle. Assim a Idaron realiza atividades educativas orientando o produtor para vacinar seu rebanho contra raiva, diminuindo os prejuízos pela morte de animais e evitando que pessoas da sua família tenha contato com animais enfermos.

              O presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges, alerta aos produtores sobre a importância de notificar a Agência em caso de suspeita de qualquer doença. “Pedimos que os produtores rurais do Estado que fiquem atentos a qualquer sinal clínico que o animal apresentar e que notifique a Idaron. Estamos preparados para atendê-los”.

 

 

Texto: Amabile Casarin

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS