Sem ouvir comunidade, alteração de sinalização da Calama não é cumprida por motoristas

O traumatizante trânsito da avenida Calama permanece inalterado em seu caos diário, carros, motocicletas, bicicletas,pedestres, emperram o trânsito da avenida nos horários das 06h00 às 08h30, 11h30 às 14h30 e 18h00 às 19h00.

Sem ouvir comunidade, alteração de sinalização da Calama não é cumprida por motoristas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Diariamente carros, motocicletas e ônibus coletivos se espremem na avenida Calama.
A mudança na sinalização que extingue o acostamento da via direita da avenida Calama e a transforma em um corredor para ônibus coletivos que transitam pela área,  mesmo após uma semana de implantada na teoria, ainda não passou a ser realizado na prática.
De acordo com a mídia oficial da Prefeitura de Porto Velho, a criação dessa terceira pista da avenida Calama passaria a valer desde a última segunda-feira (15), uma faixa lateral amarela foi pintada na extensão que corresponde desde o cruzamento da avenida Calama com a avenida Rio Madeira, até o cruzar com a avenida Presidente Dutra.
Placas de sinalização proibindo o estacionamento de veículos também foram espalhadas, porém, mesmo com a data de alteração da avenida sendo informada em emissoras de rádio, programas de televisão e jornais eletrônicos, a nova linha de trafegabilidade da avenida Calama parece não ser levada à sério pela comunidade.
Não existe fiscalização de agentes municipais de trânsito, e o traumatizante trânsito da avenida Calama permanece inalterado em seu caos diário, carros, motocicletas, bicicletas,pedestres, emperram o trânsito da avenida nos horários das 06h00 às 08h30, 11h30 às 14h30 e 18h00 às 19h00.
Nesses horários milhares de moradores da região Norte e Leste de Porto Velho, saem de suas residências e utilizam a avenida como principal via de acesso até o seu local de trabalho ou de estudo.
Uma redistribuição do tráfego e a implantação de uma logística de trânsito eficiente amenizaria de forma significativa o turbulento trânsito da avenida Calama nesses horários. De acordo com moradores da região e pessoas que transitam pelo local, existem dois fatores que levam ao não cumprimento da mudança pela comunidade.

O primeiro foi o fato de não ter sido realizado uma Audiência Pública para ouvir os problemas da sociedade no local e a partir desse ponto iniciar um trabalho. O segundo ponto é o de que em toda a extensão da avenida existem centenas de comércios onde seus proprietários e clientes não aceitam perder o espaço de estacionamento durante todo o horário comercial.

Caso a prefeitura de Porto Velho tivesse se atentado em ouvir a comunidade antes de realizar a alteração da avenida Calama, poderia ter criado uma nova pista da avenida com proibição de estacionamento apenas nos horários em que o trânsito congestiona, isso claro, acompanhado de uma rígida fiscalização dos agentes municipais de trânsito. Esse trabalho denomina-se por Engenharia de Trafego, serviço que aparentemente não foi realizado em um projeto de alteração de uma avenida tão importante como a Calama.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS