Agricultor diz que jagunços ameaçam ribeirinhos em Porto Velho

Agricultor diz que jagunços ameaçam ribeirinhos em Porto Velho

Agricultor diz que jagunços ameaçam ribeirinhos em Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Hermínio Coelho (PSD), esteve presente no último final de semana na comunidade Porto Chuelo, que abrange cerca de 80 famílias rurais e ribeirinhas em Porto Velho. As famílias residentes nesta comunidade, solicitaram apoio para tratar do problema decorrente de uma ação de reintegração de posse, solicitada pelo Grupo Maggi. 

 

Estiveram presentes a este encontro, além do deputado Hermínio Coelho, a secretária estadual de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, Nanci Maria Rodrigues e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rondônia, Luiz Pires.  

 

Emocionado, o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Porto Chuelo, Raimundo Andrade Filho, disse aos presentes na reunião, que desde o dia 27 de março de 2008, os moradores não podem plantar na região: “Há mais de seis anos nós estamos sendo ameaçados por jagunços que fazem parte da segurança pública de Rondônia”, desabafou Raimundo.  

 

De acordo como presidente da associação, uma denúncia será formulada em caráter oficial e entregue para aos órgãos, aos quais os denunciados realizam seus serviços. “Nós fomos ameaçados com arma de fogo apontada pra nossa cabeça. Queremos justiça para apenas plantar”, disse o produtor rural Raimundo.  

 

O morador mais antigo da região do Porto Chuelo, Moacyr de Oliveira, que há mais de 50 anos reside na localidade, informou aos presentes na reunião, que nunca viu pessoas ligadas ao grupo Maggi pela região: “Eu cheguei aqui não tinha estrada e nem energia elétrica e de uma hora pra outra tem um grupo empresarial dono dessa terra. Que a justiça divina seja feita” desabafou Moacyr de Oliveira.  

 

Para o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Porto Chuelo, Raimundo Filho, o grupo Maggi, alega que é proprietário da área desde 1991, porém, o morador mais antigo da comunidade afirma para os advogados de defesa que nunca viu um representante do grupo empresarial. “Eu tenho 47 anos que mora aqui no Porto Chuelo e também nunca viu ninguém desse grupo Maggi”, afirmou Raimundo Filho.

 

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado Hermínio Coelho, após ouvir os depoimentos dos moradores da região, declarou que irá apoiar a comunidade rural e ribeirinha do Porto Chuelo no embasamento legislativo, para debater as questões jurídicas com o Poder Judiciário de Rondônia. “É inadmissível a gente aceitar imposições empresariais no povo humilde da nossa Amazônia brasileira. Se eu tive o poder para dar uma canetada aqui e decretar o fim nesta questão jurídica eu faria isto agora, mas eu não tenho. Por isto eu declarou a vocês que irei apoiar a comunidade do Porto Chuelo embasado na lei até o fim”, disse Hermínio Coelho.

 

 

 

Aplaudido pelos colonos, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, Hermínio Coelho, ainda informou os demais presentes na reunião, que está aliado com a secretária da Sedam, Nanci Rodrigues, pois para Hermínio Coelho, a chefe da pasta de desenvolvimento ambiental de Rondônia, tem currículo, respaldo técnico e intelectual para solucionar o problema na região.

 

 

 

Nanci Rodrigues, explicou aos presentes, que irá buscar desenvolver laudos técnicos de toda a área para sanar os conflitos na comunidade do Porto Chuelo: “Nós estamos aqui para ouvir vocês e a partir daí vamos analisar todas as situações ambientais”, explicou a secretaria.

 

 

 

O presidente do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Rondônia, Luiz Pires, em seu discurso afirmou está feliz com a participação efetiva do deputado estadual, Hermínio Coelho, pois para ele, são poucos os parlamentares que se preocupam com a situação do povo rural e ribeirinho da Amazônia: “Estou otimista com a participação do presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia e declarou aqui agora que o nosso sindicato não ira arredar o pé dessa luta”, desabafou Luiz Pires.

 

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS