Ações de combate ao desmatamento ilegal são antecipadas em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com intuito de reduzir os números apresentados em 2012, o IBAMA antecipou as ações contra o desmatamento ilegal no estado de Rondônia.
Através de análises de imagens satelitais e dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais/INPE, as áreas com maior incidência de desflorestamentos ilegais foram identificadas e serão o palco operacional das ações de fiscalização ambiental do IBAMA no corrente ano.
Com efetivo de mais de 40 homens, as equipes de fiscalização já estão em campo nos municípios de Porto Velho e Cujubim. Participam das ações Agentes Ambientais Federais do IBAMA e Policiais Ambientais.
Segundo o Superintendente Estadual do IBAMA em Rondônia, Dr. Paulo Diniz, “as ações seguirão estratégias pré-estabelecidas em reuniões de planejamento, sendo que neste ano, teremos equipes combatendo o desmatamento ilegal 365 dias.”
O IBAMA/RO segue as diretrizes institucionais e, assim como os demais estados localizados na zona denominada “arco do desmatamento”, terão as ações reforçadas em 2013.
“É inadmissível que mesmo com políticas reconciliadoras do governo federal, incluindo mudanças na legislação, os proprietários rurais continuem desmatando à margem da lei”, salienta o Chefe da Divisão Técnico Ambiental do IBAMA/RO, o analista ambiental Renê Luiz de Oliveira.
Até o momento, em apenas 15 dias de operação, os Agentes Ambientais do IBAMA já lavraram 20 autos de infração, totalizando mais de 2 milhões em multas, embargaram cerca de 300 hectares de áreas desmatadas ilegalmente e apreenderam 03 tratores.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!