Debandada petista em Rondônia - Militantes pedem desfiliação coletiva em Corumbiara

Um grupo expressivo de filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), de Corumbiara, município do Cone Sul do estado de Rondônia pediu desfiliação da legenda. A razão, segundo os próprios dissidentes, é a falta de harmonia que a agremiação está tendo entre o

Debandada petista em Rondônia - Militantes pedem desfiliação coletiva em Corumbiara

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um grupo expressivo de filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT), de Corumbiara, município do Cone Sul do estado de Rondônia – um dos maiores produtores agropecuários do Norte - pediu desfiliação da legenda. A razão, segundo os próprios dissidentes, é a falta de harmonia que a agremiação está tendo entre os filiados do município.

Oito principais militantes já entregaram seus pedidos de desfiliação à Justiça Eleitoral. Apesar de parecer que são poucos os dissidentes, o impacto no partido em Corumbiara será grande. O PT tem somente 150 filiados e muitos destes não estão mais engajados nas causas lulistas. Além disso, a saída do grupo é considerada dramática porque o atual presidente do Diretório Municipal, Josias Antonio de Almeida, conhecido como Josa, também pediu sua desfiliação, conforme mostra a reprodução do ofício que ilustra esta matéria, e que esteve à frente do partido na última campanha eleitoral no município de Corumbiara.

O petista Vagner Meira, que concorreu à prefeitura no último pleito, não está no grupo. Terezinha do Sindicato, que concorreu na chapa como vice, também vai permanecer no PT.

O ex-vereador João Ribeiro, o Joãozinho, irmão do vereador Nelinho, assassinado em 1995 e que é o maior mártir do petismo corumbiarense, também permanece no partido. Além disso, Joãozinho, que ocupou a vaga de vice-prefeito no último mandato de Silvinho Boaventura, do PTB, também é alvo da reclamação do grupo dissidente.

Segundo os afastados, o motivo da revoada é a falta de harmonia dentro da própria sigla.

“Falta organização no nosso grupo. Nós perdemos a última eleição porque não conseguimos nos organizar”, diz José Vilson Gomes, que chegou a disputar um cargo de vereador, mas não se elegeu. Ele complementa: “Conseguimos eleger só um vereador nesta campanha. Poderíamos ter três vereadores na Câmara e mais a prefeitura, como titular ou como vice”.

Os dissidentes também reclamam que há um grupo de filiados em Corumbiara que se considera dono” do partido.

“Eles não deixam ninguém mais ocupar espaço e trabalhar em conjunto, entende?”, diz um militante que pediu desfiliação.

O Partido dos Trabalhadores fez história em Corumbiara. Na década de 1990, na semana seguinte ao massacre dos sem-terra, os petistas corumbiarenses chegaram a receber a visita histórica do próprio presidente nacional do partido, Luís Inácio Lula da Silva, que se elegeria presidente da República em 2002.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS