Sindicato dos Soldados da Borracha participa de audiência pública no EUA

Sindicato dos Soldados da Borracha participa de audiência pública no EUA

Sindicato dos Soldados da Borracha participa de audiência pública no EUA

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A organização dos Estados Americanos com sede em Washington, através da Comissão Interamericana dos Direitos Humanos realizará no próximo dia 11 de março de 2013, uma importante Audiência Pública no salão Padilha Vidal - edifício GSB da Organização dos Estados Americanos, com localização no 1889 F St.N.W. Washington, D.C 20006. O agendamento da audiência só foi possível por conta de dossiês ,relatórios e carta denúncia, enviados à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos pelos estados do Pará e Rondônia, o primeiro a cargo da Defensoria Pública do Estado do Pará na pessoa do defensor Carlos Eduardo, o segundo a cargo do Sindicato dos Soldados da Borracha de Rondônia, os documentos denunciam a vida , o trabalho sobrehumano e escravo, as milhares de mortes e o desrespeito aos Direitos Humanos cometido à categoria dos Seringueiros e Soldados da Borracha em plena 2ª Guerra Mundial.
A Organização dos Estados Americanos solicitou o comparecimento de representantes de estados da Região Norte, sendo eles: Rondônia, Pará, Acre. A pauta de discussão abordará a situação das pessoas contratadas para extração da borracha no Brasil na década de 40. A expectativa para os representantes da classe é que após esse encontro que será realizado nos Estados Unidos , o Brasil possa ser acionado e com isso intimado a reparar os lesivos danos causados aos Seringueiros e Soldados da Borracha que atenderam o chamado do Estado Brasileiro através do governo de Getúlio Dornelles Vargas, para extraírem borracha com contratos estabelecidos entre o Brasil e os E.U.A, culminando nos Acordos de Washington e que desencadeou nas selvas Amazônica uma gigantesca operação de guerra, mais conhecida como a Batalha da Borracha. O Sindicato de Rondônia e toda a sua diretoria acreditam que os ventos da vitória começaram a soprar, pois é a primeira vez na história que a Organização dos Estados Americanos discutirá acontecimentos que ocorreram na América Latina no período da Segunda Grande Guerra os abusos à vida e à pessoa humana e que estão enterrados há mais de 70 anos, ocultando a tragédia que foi a Batalha da Borracha.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS