Prefeito participa da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal da Cidade

Prefeito participa da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal da Cidade

Prefeito participa da primeira reunião ordinária do Conselho Municipal da Cidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, presidiu nesta quinta-feira, 17, a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal da Cidade, realizada no Auditório da Caixa Econômica Federal. Por lei, o gestor do município é quem preside a entidade. Acompanhando o prefeito estavam os secretários, Jorge Helarrat, da Secretária Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla); o adjunto, José Rocha; o secretário de meio ambiente, Edjales Brito e Christian Camurça, titular da secretaria municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur).
Além dos membros do conselho e do representante da Caixa Econômica Federal, José Wilson, também participaram do encontro três representantes do movimento Minha Casa Minha Luta, integrado por 132 famílias de sem teto. O movimento é o mesmo que está com famílias acampadas em frente ao Palácio Tancredo Neves, sede do Poder Executivo Municipal.
Mauro Nazif abriu o encontro saudando os presentes e falou da importância da entidade para o bom andamento da administração municipal. Ele adiantou que pretende governar com os conselhos e que em seu mandato, uma das metas é o fortalecimento dessas instituições, a fim de que a população possa ter uma participação mais ativa nas decisões da prefeitura, por meio do controle social exercido pelos conselhos municipais.
“A experiência nos mostra que temos que ouvir mais a comunidade para que tenhamos resultados positivos e errar menos nas decisões a serem tomadas. Desta forma podemos avançar em vários sentidos com serviços que assegurem ao município mais qualidade e economicidade. Ouvindo o que a população tem a dizer quem ganha é a própria comunidade com a melhoria na prestação dos serviços oferecidos”, disse o prefeito.
Além dos assuntos previstos na pauta, foram discutidos ainda outros itens como a questão habitacional. Com base em levantamento feito pela Semur, o prefeito afirmou que o déficit habitacional de Porto Velho gira em torno de 30 mil moradias, um número considerado alto. Os programas habitacionais para reduzir esse déficit também foram abordados na reunião do conselho.
Os representantes do movimento Minha Casa Minha Luta questionaram os critérios adotados para que as famílias que não possuem casa própria sejam incluídas nos programas habitacionais. O questionamento foi porque, de acordo om o movimento, famílias que tem condições de comprar uma casa foram beneficiadas, enquanto que outras de baixa renda ficaram de fora.
O prefeito sugeriu a revisão das condicionantes para que as famílias que necessitem realmente de moradia sejam as beneficiadas. “Não queremos dizer que esses critérios são injustos. Pode ser que no momento em que eles foram adotados era o que tinha de melhor, mas, hoje, é outro momento e precisamos avançar nessa questão. Se for preciso rever esses critérios, o Conselho da Cidade precisa colocar em pauta essa discussão”, frisou.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS