A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerrou na quarta-feira (12) o Fórum Estadual de Educação nas Prisões do Estado de Rondônia. O evento, promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), foi aberto na segunda-feira (10), tendo como objetivo consolidar a construção do Plano Estadual de Educação nas Prisões.
Conforme explica a professora Jandernoura Araújo Rodrigues, coordenadora de ensino médio regular e Educação de Jovesn e Adultos (EJA), a construção do plano viabilizará a implementação das políticas públicas do Estado de Rondônia, no sentido de planejar coletivamente as ações com os parceiros envolvidos. Dessa forma, garantir a ampliação de vagas na oferta da educação formal e a qualificação profissional, para conscientizar e educar jovens e adultos privados de liberdade, visando a sua reintegração no mercado de trabalho.
O evento teve como público-alvo gestores e agentes penitenciários das unidades prisionais, gestores das coordenadorias regionais da Seduc, e também professores, coordenadores e gestores dos centros estaduais de educação de jovens e adultos. A programação incluiu oficinas e plenárias, assegurando a efetiva participação de todos os presentes.
Acompanhado da gerente de Educação da Seduc, professora Rute Carvalho, o secretário adjunto Daniel Oliveira prestigiou o encerramento do fórum. Em seu pronunciamento, ele destacou a importâncias das ações educacionais para a efetiva reinserção social da população carcerária e enalteceu o denodo dos profissionais da educação que atuam nessa área.