A apreensão do material, que entrou clandestinamente em território brasileiro, ocorreu na noite de quarta-feira (5), no momento em que duas guarnições do 6º Batalhão de Polícia Militar depararam com um caminhão suspeito vermelho e no decorrer da abordagem foi constatada a carga ilícita oriunda da Bolívia.
Conforme o registro dos militares que atenderam a ocorrência, Ademarlo S. D. A., 55 anos, e Rossoni R. R., 45, pegaram a mercadoria num porto clandestino, nas margens do Rio Mamoré, bairro Triângulo, sendo cerca 1.500 quilos de castanha do Pará (beneficiada) e entorno de 200 kg de borracha de seringa, tudo de procedência de terras boliviana. Eles não tinham nenhum documento declaratório com carimbo ou assinatura dos órgãos de fiscalização no Brasil, autorizando a entrada do material.
Toda a carga foi apreendida e conduzida à sede da Polícia Federal da Pérola do Mamoré e entregue ao plantonista juntamente com a dupla. Após os procedimentos na PF, os produtos foram repassados à Receita Federal do Brasil, onde serão inspecionados e a aplicação das medidas cabíveis.