O incêndio teve inicio por volta 2:30 horas da madrugada deste sábado em uma residência localizada na avenida JK próximo á praça municipal, centro da cidade de Theobroma. Segundo informações de populares acredita-se que o sinistro tenha sido criminoso, uma vez que Edson Pimenta Gomes de 37 anos, havia sido preso anteriormente por ter cometido violência doméstica contra sua esposa F.S.B, 29 anos, ocasião em que proferiu varias ameaças contra ela e seus dois filhos.
Por precaução, naquela noite F.S.B e seus filhos, resolveram dormir na casa de parentes, evitando assim que um mal maior acontecesse.
O autor do incêndio derramou uma grande quantidade de gasolina ao redor da casa e ateou fogo. As chamas se alastraram rapidamente e em poucos minutos consumiu por completo a residência de madeira com todos os móveis que estava em seu interior.
A vítima dormia na casa ao lado, e quando acordou ainda presenciou as chamas tomando conta de duas residências, a dela e a do vizinho José Julião de Souza, que devido à mobilização de populares não foi consumida totalmente pelas chamas.
Populares acionaram o Corpo de Bombeiros da cidade de Jaru, e disseram que foi levado cerca de 01h40min para sua chegada. Em contato com prefeito José Lima, este rapidamente disponibilizou um caminhão pipa do município para controlar as chamas da residência.
O possível autor do incêndio não foi localizado. A residência em que a vítima morava era alugada e ficou totalmente destruída, bem como todos os móveis.
Edson, não se conformava com a separação e por diversas vezes tinha dito que iria matar a esposa e os filhos.