Os bueiros abertos em alguns pontos de Porto Velho, muitos denominados pela comunidade como “o bueiro do prefeito Roberto Sobrinho”, têm dado o que falar e motivado grandes dores de cabeça aos munícipes, principalmente aqueles que possuem veículos. Quando não estão entupidos e provocam enchentes e alagações por toda parte em dias de chuva, estão literalmente abertos – sem tampa - pondo em risco a segurança física da população.
Não precisa ir longe para constatar esse “fenômeno”, basta um passeio pelo bairro e logo se encontra um dos famigerados “buracos do prefeito”, as bocas de lobo sem tampa e que são sinalizadas pelos moradores com pedaços de madeira e outros materiais, até mesmo um mastro de bandeira já foi utilizado.
Já houve um caso onde alguns munícipes da Zona Leste da Capital prepararam uma festa de um ano de aniversário do bueiro aberto no meio da rua. E nem mesmo a irreverência da comunidade foi suficiente para sensibilizar o Executivo Municipal, afinal, hoje existem dezenas de novos bueiros sem tampa espalhados por toda a cidade e bem no início do período das chuvas, o que põe os motoristas em risco ainda maior, afinal, sob a água um bueiro aberto pode transformar-se numa armadilha mortal.