Estudantes de direito conhecem programas sociais e ambientais da usina Jirau

Estudantes de direito conhecem programas sociais e ambientais da usina Jirau

Estudantes de direito conhecem programas sociais e ambientais da usina Jirau

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Usina Hidrelétrica Jirau recebeu, no dia 16 deste mês, a visita de um grupo de estudantes do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), do Campus de Porto Velho. A atividade fez parte da disciplina Sociologia Jurídica, que visa proporcionar que os futuros juristas conheçam a realidade social e econômica da região do Direito em que vão atuar.
Para atender aos anseios do grupo, o coordenador de Relações Públicas da Energia Sustentável do Brasil (ESBR – concessionária da Usina), Normando Lira, apresentou o empreendimento, enfatizando as ações do Projeto Básico Ambiental – PBA. Através do mesmo são desenvolvidos 33 programas socioambientais voltados para a região do projeto, contemplando desde a reforma e construção de escolas e unidades de saúde aos estudos sobre o comportamento dos sedimentos, fauna e flora. Com um investimento total em torno dos R$ 15 bilhões, a empresa está investindo R$ 1,2 bilhão somente nessa área.
“Como se trata de estudantes de Direito e eles têm uma disciplina específica sobre a realidade social, nós preparamos um roteiro em que eles pudessem conhecer a obra de Engenharia e também os projetos sociais que nós desenvolvemos”, explica Normando Lira.
Segundo a professora Maria Creusa Magalhães, que acompanhou os estudantes, ouve-se muita informação equivocada sobre os empreendimentos hidrelétricos, principalmente no que se diz respeito a possíveis impactos. “O que muito se fala é que esses empreendimentos acabam com o meio ambiente. E na verdade não é assim. Eles trazem desenvolvimento, possuem projetos de sustentabilidade e para nós, é isso que interessa”, frisa a professora. “É confortante saber que a empresa se preocupa com a realidade local, está investindo em projetos sociais”, completa a acadêmica Renata Dias.
Durante a visita, os alunos também conheceram a Casa de Força da margem direita, que abriga o edifício de controle; avistaram o Vertedouro, a formação da barragem, a central de britagem, de concreto e a infraestrutura dos dois refeitórios, onde diariamente são servidas 31 mil refeições, entre café da manhã, almoço, jantar e lanche noturno.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS