Comissão aprova projeto de deputado para a regulamentação do transporte aquaviário

Comissão aprova projeto de deputado para a regulamentação do transporte aquaviário

Comissão aprova projeto de deputado para a regulamentação do transporte aquaviário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aprovado nesta quarta-feira (31) na Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei n. 6479/09, de autoria do deputado Moreira Mendes. Esse projeto estabelece que dependerá de permissão o transporte aquaviário realizado por empresas prestadoras de serviços de balsas para transportar passageiros, veículos e cargas.
Para Moreira Mendes, a principal mudança será a exigência de licitação nos processos de autorização dos serviços de balsas, que estão sendo feitos por meio de outorga. Segundo o parlamentar, a Lei 10.233/2001 que regulamenta os transportes aquaviários admite a utilização apenas com permissão, contribuindo para a permanência de um monopólio e para falta de controle nos serviços de navegação das balsas. Por isso, a proposta é regularizar por meio de permissão concedias através de licitação e com regras claras os serviços prestados pelos balseiros.
“Na Amazônia é muito comum serviço de balsa, tem muitos rios e poucas pontes. Nos grandes rios a travessia é feita por balsas e hoje elas funcionam apenas com autorização precária expedida geralmente pelas prefeituras e não tem controle, é uma decisão monocrática que fica a critério da prefeitura o que permite o monopólio e abuso de preços. A proposta é que nas pequenas travessias continue sendo este tipo de autorização. Quando se tratar dos transportes com as balsas, que depende de maior segurança e controle de tarifa precisa ser feito com permissão concedida através de licitação. Sendo assim, esse transporte será regularizado, e por meio de licitação permitirá uma maior transparência e garantias na prestação do serviço”, justificou Moreira Mendes.
A matéria foi aprovada em duas comissões de mérito - Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Viação e Transportes -, e ainda precisa ser analisada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para o Senado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS