Governo entrega equipamentos para cartório da maternidade municipal

Governo entrega equipamentos para cartório da maternidade municipal

Governo entrega equipamentos para cartório da maternidade municipal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo do Estado de Rondônia, através do Projeto Cidadania Direitos de Todos, realizou na sexta-feira (28), a entrega de material permanente e implantação do Sistema Estadual de Registro Civil, Arpen, para o cartório de registro civil que funciona dentro da Maternidade Municipal Mãe Esperança, em Porto Velho.
O Projeto Cidadania Direitos de Todos é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que em parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas) e Conselho Nacional de Justiça visa erradicar o sub registro em todo Estado.
Durante o ato de entrega o secretário adjunto da Seas, Márcio Felix, ressaltou a importância de o governo implantar o novo sistema para a emissão do registro civil. “Com os novos equipamentos e o novo sistema dentro das normas do Conselho Nacional de Justiça, o Estado de Rondônia avança na Política de Cidadania e na erradicação do sub registro”, frisa Márcio Felix.
O material permanente que foi entregue pelo governo corresponde a mesas, cadeiras, armários e computador para estruturar e colocar em funcionamento o novo sistema nos cartórios de registro civil dentro da maternidade.
 De acordo com o juiz auxiliar da CGJ-RO, Rinaldo Forti, Rondônia é o primeiro Estado da região da Amazônia Legal a oficialmente integrar o Portal de Serviços Eletrônicos Compartilhados do Registro Civil brasileiro desenvolvido pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP). O juiz diz ainda, que o Estado de Rondônia é o único que está 100% integrado ao Sistema.
A diretora da Maternidade Municipal Mãe Esperança, Ida Perea, explica que desde a sua inauguração, em 2006, a maternidade já conta com a sala de registro civil. “Com a aquisição dos novos equipamentos e a implantação do Sistema Arpen, além da criança já sair da maternidade devidamente registrada, esse registro passa a fazer parte de um banco de dados nacional, onde a pessoa que queira ter acesso a sua certidão, poderá fazê-lo pela internet”, destaca Ida Perea.
Ainda durante a entrega dos equipamentos, o secretário adjunto da Seas, Márcio Felix e Diretora da Maternidade, Ida Perea, assinaram um Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Assistência Social e Secretaria Municipal de Sáude com o objetivo de implantar o Sistema Estadual de Registro Civil nas unidades de saúde do município conveniadas ao SUS.
Participaram também, do ato de entrega o Titular do 3º Oficio de Registro Civil das Pessoas Naturais, José Gentil da Silva, a coordenadora de Políticas Assistenciais da Seas, Luana Garcia Campos e a chefe do núcleo de Registro Civil da SEAS, Elizabeth Fernandes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS