Repeteco
A Justiça Eleitoral determinou, nesta quarta-feira, a prisão preventiva do candidato a vereador Edvilson Negreiros, do Partido da Repúbblica (PR), que já havia sido preso em flagrante no dia 7 de setembro, pela Polícia Federal, por compra de votos. Edvilson havia dado um aparelho de televisão a um grupo de estudantes. Nesta quarta, o candidato foi preso novamente pela PF, desta vez preventivamente. Ele foi conduzido à sede da Polícia Federal na capital e encaminhado para o presídio Pandinha. Se condenado vai pagar multa e a quatro anos de prisão.
Mais violência
Na madrugada desta quarta-feira em Candeias do Jamary, município distante 25 quilômetros de Porto Velho, foi assassinado a menina Carla Janaína, de 16 anos. Ela foi esfaqueada pelo namorado após uma discussão. Após matar, ele envolveu o corpo da vítima com um lençol e foi embora para casa de seus pais, onde foi preso horas depois e confessou o crime. Alegou “ciúmes”.
O caso
Aconteceu cerca de 12 horas após o assassinato de Raíssa Lopes, de 15 anos, morta em Porto Velho com um tiro no pescoço pelo ex-namorado que não aceitava a separação. O crime foi no meio da rua, e o pai da menina, ao ser avisado, ainda encontrou a filha agonizando na calçada, uma cena chocante e traumática.
Outro
Crime envolvendo jovem ocorreu na noite de terça-feira, no bairro Areal da Floresta também em Porto Velho. Flávio Ferreira da Silva, de 19 anos foi encontrado morto pela mãe no portão de sua casa. Ela ouviu o barulho de um disparo e quando foi ver, o filho agonizava. Três mortes de jovens em menos de 12 horas na região da grande Porto Velho. Esses crimes são sintomáticos, demonstram que cada vez mais a violência vem banalizando entre os jovens. Os dois ex-namorados, responsáveis pelas mortes de Carla e Raíssa tem apenas 19 anos e vão carregar esse estigma de assassinos pelo resto de suas vidas.
Nada ainda
A polícia ainda não encontrou os integrantes do bando composto por pelo menos 10 homens que aterrorizou o distrito de Jacy-Paraná no início da semana. Os bandidos fortemente armados mataram um policial militar, atiraram na delegacia, explodiram caixas eletrônicos e abandonaram um carro queimado na ponte de Jacy.
Endurecendo
Hermínio Coelho vem endurecendo o discurso contra o governo de Confúcio Moura e não economiza nos adjetivos. Para o presidente da Assembleia Legislativa “Confúcio Moura perdeu as rédeas e não tem moral mais para arrumar mais a administração estadual”. Ele também afirmou que “quando o governador anuncia mudanças e se tem expectativas de melhorias, logo vem a decepção, pois Confúcio Moura consegue se superar em desastres após cada mudança de secretários, substituindo ruins por péssimos e incompetentes”.
E o PT?
O deputado partiu para cima de sua antiga legenda e afirmou que “onde tem uma teta, sempre tem petista e peemedebista mamando”. Ele também voltou a criticar a gestão petista da Prefeitura de Porto Velho. Segundo o deputado, na prática existe um grupo organizado de bandidos e picaretas mandando e desmandando e praticamente promovendo assaltos. “Temos aí, um grupo organizado do crime”, afirmou Hermínio Coelho.
Essas críticas
Foram feitas na sessão plenária da Assembleia Legislativa e ecoaram pelos principais veículos de comunicação do Estado. Mas essas críticas não são novidades. Há tempos o deputado vem contestando as ações do governador e parte de sua equipe e acusações contra a prefeitura, e principalmente contra Roberto Sobrinho já fazem parte do cotidiano de Hermínio.
O curioso
É que apesar de todos os esforços do parlamentar em denunciar diversas situações, não se vê resultados práticos, como a responsabilização dos acusados. No caso do governo, Hermínio só pode esperar que ocorram reais mudanças após as eleições, quando Confúcio deverá trocar algumas secretarias, principalmente as três que estão sob o domínio da companheirada, Seagri, Idaron e Emater. Já em relação a Roberto Sobrinho, Hermínio aguarda movimentos por parte do Ministério Público e polícia. Isso talvez ocorra ainda antes das eleições.
Revogando
E já que o assunto é o presidente da Assembleia, nesta quarta-feira ele apresentou um projeto de lei revogando dispositivos da Lei número 2.538, de 11 de agosto de 2011. Na prática isso acaba com o incentivo fiscal que havia sido concedido pelo Executivo aos consórcios construtores das usinas do Madeira.
Como justificativa, Hermínio explicara que em troca dos incentivos fiscais os consórcios construtores das usinas se comprometeram em dar contrapartida na área social, mas isso não vem ocorrendo. Dessa forma o imposto deve ser cobrado.
R$ 20 mil
É quanto o governo dos Estado quer pagar para cada família dos presos que morreram durante um incêndio na colônia Penal Ênio Pinheiro. O valor foi obtido com base em sentenças anteriores do Tribunal de Justiça. A proposta do governo foi apresentada nesta quarta-feira durante reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. O advogado das famílias declarou que mesmo aceita a proposta, isso não impedirá novas ações judiciais.
De novo?
Há praticamente duas semanas que o Decom do governo envia release sobre a posse de Júlio Olivar no cargo de diretor daquele órgão. E nesta quarta-feira enviaram outro informando que ele foi empossado. Vai ser duro aguentar tanta pavonice durante essa gestão de Olivar. Curioso é que ele deixou de ser secretário da pasta mais importante do governo para ser diretor de departamento e acha que isso é vantagem.
Social
Nesta quinta-feira, 13, acontece na boate Hype a comemoração do aniversário de 15 anos da bela Isabela Fernanda Gomes.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3225-9979 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Espinafre pode combater a demência
Espinafre pode combater a demência. Pesquisadores da Universidade de Ulm, na Alemanha, descobriram uma ligação entre baixa taxa de vitamina C, betacaroteno e a demência. A verdura, portanto, assim como cenouras e damascos, alimentos ricos em antioxidantes, foi considerada o alimento ideal para reverter os sintomas. Os cientistas estudaram as diferenças entre 74 pessoas com Alzheimer e 158 saudáveis. Os participantes, entre 65 e 90 anos de idade, passaram por testes neuropsicológicos, responderam a perguntas sobre seus estilos de vida e tiveram o sangue examinado, além do índice de massa corporal calculado. A equipe descobriu que a quantidade de vitamina C e betacaroteno era mais baixa em pacientes com demência. A mesma relação não foi encontrada em relação a outros antioxidantes como a vitamina E e o licopeno. Os sintomas de Alzheimer incluem perda de memória, falta de orientação e declínio cognitivo, causados por alterações no cérebro como a perda das sinapses.