Após 108 dias, a greve de professores das universidades e institutos tecnológicos federais parece dar indícios de estar chegando ao fim. Durante este final de semana, representantes dos docentes estão reunidos na sede da Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) definindo o rumo da paralisação, que ainda afeta 80 instituições. A decisão deve ser anunciada na noite de domingo (2).
Enquanto isso, oito universidades e três institutos tecnológicos aceitaram a proposta do governo federal, que prevê reajustes entre 25% e 40%, nos próximos três anos e redução do número de níveis de carreira de 17 para 13, começaram a estruturar o calendário de aulas, que foram comprometidas durante a paralisação.
Os professores do Instituto Federal de Rondônia encerraram a greve na quarta-feira (29) e as atividades serão retomadas também na segunda-feira (3). A reestruturação do calendário letivo será feita por uma comissão que discutirá sobre das atividades e reposição das aulas.