MP-RO assume presidência do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas

MP-RO assume presidência do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas

MP-RO assume presidência do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia passará a presidir o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), em outubro deste ano. O Procurador-Geral de Justiça do Estado de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, foi eleito para conduzir o órgão no último dia 23, durante reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada em Florianópolis (SC).
O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas congrega todos os mecanismos de inteligência e de combate ao crime organizado no âmbito do Ministério Público brasileiro. Foi criado em fevereiro de 2002, por iniciativa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União e trabalha de maneira integrada com instituições de segurança pública, sistema de Justiça e órgãos de controle.
A partir da posse, caberá ao chefe do MP rondoniense coordenar a política de unidade nacional do Ministério Público no País, no que se refere ao enfrentamento às organizações criminosas. “A escolha para a presidência do GNCOC é um reconhecimento ao trabalho que o MP de Rondônia vem desenvolvendo nessa área e um reflexo da nova estruturação e dinâmica que a Instituição vem imprimindo em seu método de atuação”, afirma.
Héverton Alves de Aguiar sucede o Procurador-Geral de Justiça do Estado da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, que veio a Porto Velho nesta segunda-feira (27) para participar de curso ofertado pela Escola Nacional de Combate às Organizações Criminosas. 'É uma alegria ser substituído pelo Procurador-Geral de Rondônia. O MP de Rondônia é hoje destaque no combate ao crime organizado”, disse, durante a solenidade de abertura da capacitação. Após deixar o GNCOC, Trigueiro assumirá a presidência do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, para a Gestão 2012/13.
O GNCOC segue atualmente um planejamento de trabalho voltado para a orientação técnica e qualificação, mas tem essencialmente um foco operacional. Desse modo, pretende desencadear operações e forças tarefa regionais, em parceria com outros órgãos.
MP-RO é destaque no combate a organizações criminosas, diz presidente do GNCOC
“O Ministério Público de Rondônia se destaca frente a outros MPs do país no combate ao crime organizado. Mesmo distante dos grandes centros, tem estrutura consistente e apresenta um trabalho emblemático no enfrentamento a esse tipo de criminalidade”, afirmou na manhã desta segunda-feira (27) o Presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, durante a abertura de curso que aborda técnicas de investigação criminal, promovido pela entidade na sede do MP-RO.
A capacitação ofertada pela Escola Nacional de Combate às Organizações Criminosas    traz a Rondônia autoridades em investigações criminais e contemplará, no período de 27 a 31 de agosto, assuntos como lavagem de dinheiro, corrupção, interceptação telefônica, telemática e ambiental, entre outros temas. O curso é destinado a promotores de Justiça, havendo participação de juízes e delegados das polícias civil e federal.
Oswaldo Trigueiro, que é Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público da Paraíba, afirmou que diagnóstico recente sobre as estruturas existentes nos MPs do Brasil para o combate ao crime organizado revelou que o MP de Rondônia dispõe de um aparato de inteligência consistente, questão fundamental para a eleição do Procurador-Geral de Justiça do Estado, Héverton Alves de Aguiar, para a presidência do GNCOC, em gestão que se inicia em outubro próximo.
Ainda na abertura do curso, o atual presidente do GNCOC ressaltou que o curso, já promovido em outros dois estados, tem como objetivo aliar os conhecimentos jurídicos e operacionais necessários para o enfrentamento ao crime organizado, de forma a garantir uma unidade de atuação de Promotores e Procuradores de Justiça na questão. “Nossa intenção é oportunizar uma visão sistêmica, abordando o trabalho da Polícia, do MP e também do Judiciário”, acrescentou.
O Procurador-Geral de Justiça do MP-RO, Héverton Alves de Aguiar, deu as boas vindas à equipe do GNCOC que veio a Rondônia para a capacitação, destacando a necessidade de aperfeiçoamento do Estado para o enfrentamento ao crime organizado, que, como pontuou, antes estava mais presente no tráfico de drogas e pessoas e, agora, também passa a ter ramificações nas instituições públicas. “Tenho certeza que o povo de Rondônia ganha com o curso realizado esta semana em nosso estado, o qual nos levará a uma condição melhor para o combate a esse problema”, afirmou.
As palavras do Chefe do Ministério Público de Rondônia foram endossadas pelo Procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, Diretor do Centro Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MP-RO (CEAF), que falou do trabalho minucioso exercido por quem atua na área. Ele salientou a necessidade de um refinado trabalho de investigação e de colheita de provas, visando o posterior êxito das ações penais.
O coordenador da Escola Nacional de Combate às Organizações Criminosas, Promotor de Justiça do Rio Grande do Sul, Arthur Pinto de Lemos Júnior, afirmou que a formatação do curso visa exatamente fomentar a ideia de que o Promotor de Justiça da área Criminal precisa acompanhar as investigações desde o início, principalmente em casos em que a vítima é difusa. O Promotor de Justiça pontuou que sozinho o Ministério Público não poderá vencer o crime organizado. “O MP precisa de delegados, de peritos e de colegas do Ministério Público. Esta é a ideia principal do curso”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS