Presença poeira em forma de lama na evaporadora da central de ar.
Com o verão mais intenso da região a população tende a utilizar os aparelhos de ar condicionado (janela e split) com maior freqüência, e muitas vezes não dão conta das manutenções preventivas adequadas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde os aparelhos de ar condicionado, sejam residenciais ou de empresas podem interferir na saúde, ocasionando: resfriados, alergias ou doenças respiratórias, tais como: sinusite, rinite, amigdalite, bronquite, asma, gripe.
Por se tratar de um aparelho mecânico, o aparelho de ar condicionado requer cuidados de manutenção, limpeza de filtros, dutos, que são partes que tendem a se desgastar mais facilmente. A falta de limpeza ou a execução de manutenções inadequadas podem acarretar problemas de saúde e proliferação de microrganismos nocivos, além de reduzir a eficiência do aparelho e aumentar o gasto de energia.
Saiba que pela crescente utilização dos sistemas de ar condicionado no Brasil, em função das condições climáticas, foram estabelecidas exigências legais através de portarias e resoluções do ministério da saúde abrangendo manutenções preventivas mensais e monitoração geral dos ambientes a cada seis meses.
Segundo o técnico em refrigeração Robson Damasceno, com o tempo a poeira vai se concentrando entre as aletas influenciando no fluxo de ar que passa pelo evaporador, diminuindo a troca de calor do ar com o gás refrigerante que passa dentro do evaporado, fazendo com que o ar circule mais, o que resultará em um maior gasto de energia (aumento de 10 a 40% da sua conta de energia), pois o compressor ficará funcionando mais tempo.
Uma das formas de perceber quando o evaporador está sujo e o ar condicionado precisando de uma limpeza geral é a formação de gelo na frente do evaporador e uma diminuição da capacidade de refrigeração. Mas em geral, ao chegar nesse ponto, o ar condicionado estará muito sujo já trazendo um grande aumento na conta e problemas de saúde.
Pensando em seus leitores o Rondoniaovivo lança a promoção Relâmpago em parceria com a Pólo Sul Climatização, com limpezas de centrais de ar por apenas R$ 80,00 (aparelhos até 12.000 BTU’s) e Ar Condicionados por apenas R$ 40,00 (aparelhos até 10.000 BTU’s).
A promoção é valida até sexta-feira (31/08/12) para os 100 primeiros leitores que entrarem em contato pelo telefone 9236-2346 (Júnior).