A Eletrobras Eletronorte em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RO) lançou pela primeira vez, nesta terça-feira (07), uma turma do projeto Jovem Aprendiz formada exclusivamente por estudantes residentes do município de Candeias do Jamari. Foram selecionados 17, entre meninos e meninas de 14 a 24 anos da cidade que abriga a Usina Hidrelétrica de Samuel, a primeira usina do Estado de Rondônia.
O curso ofertado é o de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica e terá a carga horária de 800 horas dividida em módulo básico que compreende disciplinas de Comunicação oral e escrita; Temas transversais e Libras, além do específico que trata normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho, sob supervisão de um profissional habilitado.
A coordenadora pedagógica, Silvana Cavalcante foi quem deu as boas vindas aos aprendizes. A colaboradora Maria Nilzimar representou a Eletrobras Eletronorte durante a solenidade, enquanto Pamela Chein, supervisora, esclareceu sobre as recomendações descritas no regimento escolar da instituição.
“Esse projeto é uma excelente oportunidade para esses estudantes que serão preparados para o mercado de trabalho. O município de Candeias do Jamari tem apresentado crescimento na oferta de emprego nesta área, e esses aprendizes terão a chance de assumir o mercado na cidade”, revelou Marcial José Perez, Gerente da Usina Hidrelétrica Samuel,.
Emanuelly Emily, 16 anos e estudante do 2º ano do ensino médio diz que soube do curso em sua escola e destaca a oportunidade que terá. “Me inscrevi, fiz a prova e fiquei muito feliz em saber que tinha passado e como já tinha pesquisado sobre a área quero me aprofundar ainda mais e levar o máximo de conhecimento”, finalizou.
Durante o período que estiverem inseridos no projeto, os jovens receberão uma bolsa, auxílio lanche e vale transporte.
O Projeto é também uma proposta de ação que tem como base o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, que cumpre o Termo de Compromisso junto a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos e por fim a Lei 10.748/2003 que cria o Programa Primeiro Emprego em âmbito federal, no qual a Eletrobras Eletronorte está inserida.