O Projeto Verão Limpo atendeu nesta última semana comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira de Calama, Papagaio, Santa Catarina, Nazaré, São Carlos, Terra Caída, Brasiléia, Conceição de Galera e outras comunidades próximas. O Corpo de Bombeiros desenvolveu diversas atividades, entre elas oficinas com palestras de primeiros socorros, atividades recreativas de tirolesa e demonstrações com os equipamentos de salvamento e resgate.
Essa nova etapa teve um grande diferencial com os parceiros médicos disponibilizados pela Assembléia Legislativa que realizaram atendimentos com os profissionais dentistas, médicos e enfermeiros.
Além de alunos de biomedicina, a Faculdade São Lucas disponibilizou acadêmicos de odontologia, biologia e, enfermagem que coletaram preventivos e aferiam a pressão arterial. De acordo com o relatório de atendimento foram registrados mais 1.700 atendimentos e procedimentos médicos.
Também participaram ativamente no projeto a ASAMERO (Associação Articuladora de Mulheres Empreendedoras) com o curso prático de como fazer o sabão ecológico, sendo que é reutilizado o óleo de cozinha, evitando assim a contaminação do meio ambiente e protegendo o lençol freático.
O Batalhão da Policia Ambiental, antigo parceiro e sempre atuante, realizou palestras cívico-ambientais sobre sustentabilidade, poluição, queimadas e recuperação de áreas degradadas nas matas ciliares.
As comunidades ribeirinhas, além de receberem essa atenção especial realizada pelo Projeto, foram beneficiadas com os 200 kits de roupas e cobertores. Bem como o projeto Bombeiro Mirim, realizou estágios nos distritos de São Carlos e Calama, somando um total de 50 crianças, com idades de 9 a 14 anos que tiveram a oportunidade de conhecer as atividades realizadas pelo Corpo de Bombeiros, com instruções de noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos.
O Corpo de Bombeiros Militar disse que o objetivo de atender as comunidades com o resgate da cidadania, civilidade e assistência social, saúde e higiene. A grande satisfação é a melhoria da qualidade de vida de todas as comunidades atendidas.