Após dois meses de intensas investigações, a Polícia Civil de Machadinho do Oeste soube através de denúncia anônima que dois elementos estariam transportando drogas para a cidade. Para capturá-los, a equipe de policiais civis da delegacia de Machadinho montou uma barreira no distrito do 5º BEC.
Por volta das 23:00h do dia 05(cinco) de julho de 2012, dois elementos que estavam em uma motocicleta marca/modelo: Honda/Titan, cor preta, placa NDA-9175, ao avistar a barreira policial, dispersaram um objeto e empreenderam fuga pelo matagal.
Com o apoio da Polícia Militar foi feita uma perseguição e os suspeitos foram alcançados.
Os dois suspeitos, Ronaldo T. da Fonseca, 26 anos e Fábio S. da Silva, 25 anos resistiram à prisão e investiram contra um dos policiais, sendo necessária utilização de força moderada para conter os infratores, bem como utilização de algemas.
Ao retornar ao local onde os elementos haviam dispersado o objeto inicialmente não identificado a equipe de policiais civis localizou um tablete de aproximadamente 1 Kg (um quilo) de pasta base (cocaína), motivo pelo o qual os elementos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para lavratura de auto de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes.