Está pensando que ele só serve para acentuar o sabor das pizzas? Que nada ! O orégano tem uma mistura exemplar de antioxidantes. São mais de 15 substâncias que previnem distúrbios cardiovasculares e retardam o envelhecimento das células. O orégano é rico em compostos fenólicos de nomes complicados. São os ácidos salicílico, protocatequínico, cumário e caféico, que agem contra as gorduras e impedem que elas se acumulem nos vasos sanguíneos. O poder antioxidante do orégano chega a ser maior que o da maçã e o da cenoura. A explicação é simples: assim como os humanos, a planta precisa se proteger da ação danosa do excesso de sol. Para isso, produz as substâncias citadas, cuja a função é barrar os raios ultravioleta.
Curiosidade
Foi graças as grandes navegações que o orégano entrou em nosso cardápio. Adicionado a carnes , evitava que apodrecessem durante as longas viagens. Por causa disso, seu preço era altíssimo na época. Em testes recentes, aniquilou até mesmo o temível Staphylococcus aureus, bactéria causadora de infecções alimentares. Além de matar germes na comida, uma substância de suas folhas, o carvacrol, ativa as defesas do corpo.
Dica de consumo
Basta uma pitada diária na salada ou na massa. Mesmo depois de industrializada, essa erva mantém os nutrientes. Evite, porém, usar a especiaria durante o cozimento. O calor destrói parte de suas propriedades.
Quanto tem?
(Em 1 colher de sopa ou 3 g de orégano seco)
Calorias...................8,4
Proteínas.................0,3 g
Vitamina c..............1,8 mg
Mulheres
Para combater a cólica menstrual, coloque 1 colher de flores de orégano em 1 xícara de água fervente. Coe e beba, repetindo a dose duas vezes ao dia.
Saiba mais no programa “Arte na cozinha” - um programa com dicas, curiosidades, receitas e bem-estar –Com apresentação de Rosângela Souza - De segunda à sexta às 11:00 h da manhã na Rádio boas novas AM 660 –