Inchando
O secretário-adjunto da Casa Civil Edvaldo Soares foi responsável por nomear 401 servidores apenas na Secretaria de Estado da Administração (SEAD). A maioria com CDS 12, que paga algo em torno de R$ 924. Alguns foram lotados com datas retroativas, mas coisa assim de quatro, cinco e até seis meses de retroatividade. Já falamos sobre isso em coluna anterior, inclusive mostramos o caso da servidora que recebeu mais de R$ 38 mil em salário retroativo.
Com lupa
O Ministério Público já sabe disso e já requereu da Sead as listas de frequência de todos os servidores comissionados. Cada uma das folhas está sendo analisada com cuidado e em breve muita gente deverá ser chamada para dar explicações sobre as nomeações feitas pelo adjunto da Casa Civil. Vale lembrar que apenas Edvaldo tem acesso ao sistema da Sead e tem livre trânsito para fazer tais nomeações.
Atendendo
Muitos cargos foram concedidos atendendo a pedidos de alguns deputados. Ana da 8, por exemplo, chegou a nomear mais de 50 servidores na região de Nova Mamoré e Guajará-Mirim. Muitos já foram exonerados.
Conversas
Já que o assunto é governo, vem sendo disseminado em todo o Estado uma onda de boatos sobre a possibilidade de haverem atrasos nos pagamentos dos salários dos servidores. A história seria que “com a queda da arrecadação o governo não vai ter como pagar e vai começar a atrasar os salários”. Não vai acontecer. De acordo com fontes do governo, os salários serão pagos em dia como vem ocorrendo desde o começo e essa semana a Sefin está discutindo o pagamento do décimo terceiro, cuja primeira parcela deverá ser paga agora no meio do ano. A confirmação da data deve ser dada na próxima semana. Quanto a queda da arrecadação o governo considera “sazonal” e já vem trabalhando para evitar problemas no futuro.
Fiscalização
E atenção a turma que anda sonegando impostos ao governo do Estado. Em breve estarão sendo colocadas em execução novas medidas fiscalizatórias que vão pegar muita gente com a boca na botija.
Martelo quase batido
Conforme a coluna havia antecipado o PT deve realmente fechar com o PMDB e indicar o vice de Fátima Cleide. O nome escolhido foi o do presidente municipal do PMDB, Dirceu Fernandes (Dirceu da Rodisan), militante atuante e assessor do senador Valdir Raupp. A coisa só não foi oficializada para gerar ciumeira entre os peemedebistas.
Espaço
Evidente que o PMDB não perderia o espaço que detém atualmente na prefeitura da maior cidade de Rondônia. Apesar do vice-prefeito Emerson Castro ter um papel secundário na administração municipal, no cômputo geral da legenda, é mais um vice-prefeito nos quadros da legenda no País e isso na hora de fechar alianças ou acordos tem peso. A aliança com o PT já era esperada, principalmente por que o PMDB está sem nomes. O “balão de ensaio” que foi José Augusto serviu apenas para desviar o foco. Apesar da vontade do médico ser verdadeira, eles sabem que as chances de vencer essa disputa sós é praticamente nula.
Pergunta
Falando em Emerson, por onde anda o vice-prefeito?
Tucanagens
O PSDB lançou em caráter de “pré” a candidatura de Mariana Carvalho para o cargo de prefeita de Porto Velho. Não deve vingar. Os tucanos estão na mesma situação que os peemedebistas, sem nomes para uma disputa dessa envergadura. Tentaram uma aliança com Hermínio Coelho que avaliou o cenário e acha mais prudente ficar exatamente onde está, cuidando da Assembleia Legislativa. Com isso o PSD vem estudando a possibilidade de lançar Guilherme Erse como pré-candidato. Mas ele também está avaliando essa situação.
Transposição
O governador Confúcio Moura apresentou nessa quarta-feira (20), ao ministro chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Luiz Inácio Adams, os documentos comprovatórios dos repasses sistemáticos da União para o pagamento de folhas e custeio do Estado de Rondônia de 1987 a 1991. Participaram também da audiência, o secretário executivo da AGU, Fernando Faria, a deputada federal e coordenadora da bancada no Congresso Nacional, Marinha Raupp, o secretário de Administração de Rondônia (Sead), Rui Vieira, e o procurador do Estado de Rondônia, Luciano Alves.“Espero que a gente consiga convencer o corpo técnico da AGU para que essa a nota seja favorável a todos servidores”, disse Confúcio.
Reação
Na noite da última terça-feira ocorreu uma reunião de portas fechadas na sede da OAB. Na pauta a lavagem da calçada da sede, que havia sido feita horas antes pelo presidente da Assembleia Legislativa Hermínio Coelho, que protocolou ainda um documento assinado por 19 dos 24 deputados estaduais que exigem do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB, a punição dos advogados envolvidos no escândalo dos precatórios do Tribunal Regional do Trabalho.
Conselho
Sabe-se que o conselho se reuniu, mas não o que ficou decidido. Nesta quarta-feira o candidato a presidência da Ordem Andrey Cavalcante esteve em um programa de rádio e falou sobre o episódio, “essa atitude comandada pelo presidente da Assembléia Legislativa teve um destinatário só (o atual presidente Helio Vieira), conforme amplamente destacado pela imprensa, porém afetou os mais de seis mil advogados de Rondônia e a instituição. A nossa classe amanheceu entristecida”, declarou Andrey. Ele disse ainda que “o silêncio foi interpretado da pior forma possível, o que acabou desencadeando esse ato de faxina, em função de uma nota pálida e sem assinatura, que nada tinha em seu conteúdo algo que pudesse ser interpretado como respeito à sociedade e a democracia”. Por “silêncio” entenda a nota emitida pela OAB logo após a veiculação das denúncias do CNJ.
Muita gente
Esse escândalo envolvendo o TRT, Sintero e OAB vem de longe e envolve muita gente. Para quem não sabe ou não lembra, em 2010 a Assembleia ameaçou a “CPI do Sintero” que foi abafada ainda no começo. Na ocasião o advogado Luis Felipe Belmonte andou conversando com vários deputados, assim como Orestes Muniz e Hélio Vieira. Como resultado desses diálogos, a CPI morreu antes de nascer.
Pressão
Bom lembrar também que essa CPI serviu para Ivo Cassol dar uma prensa no Sintero. Basta puxar um pouco pela memória para ver se você consegue lembrar de alguma atitude do Sintero após essa ameaça de CPI.
Por aí
Lá pelas bandas de Brasília também vive atualmente um ex-procurador do Estado que também estaria envolvido em rolos com precatórios de Rondônia. A bem da verdade, essa história ainda vai desenterrar muito defunto. É esperar a CPI dos Precatórios, que vai revelar muita coisa.
Afastados
E nesta quarta-feira o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decretou o afastamento do desembargador do TRT Vulmar Coelho e o juiz Domingos Sávio, envolvidos no escândalo dos precatórios.
Mobile
E agora quem acessar o endereço www.painelpolitico.com através de um dispositivo móvel será redirecionado para uma página especialmente desenvolvida para esse segmento. Mais detalhes AQUI.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3219-3474 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Homens que bebem muito chá apresentam maior risco de desenvolver câncer de próstata
Homens que bebem muito chá podem ser mais propensos a desenvolver câncer de próstata, de acordo com uma nova pesquisa. Uma equipe da Universidade de Glasgow, no Reino Unido, analisou a saúde de mais de seis mil voluntários por um período de 37 anos. Eles não sabem dizer, no entanto, se a bebida é um fator de risco para a doença ou se os homens que a consumiam em grandes quantidades viviam até uma idade em que o surgimento de tumores é mais comum. Eles descobriram que quem consumia mais de sete xícaras de chá por dia tinha um risco 50% maior de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que bebiam menos ou não tomavam chá. Câncer de próstata é o mais comum entre homens na Escócia e os casos diagnosticados aumentaram 7,4% entre 2000 e 2010. O estudo começou em 1970 e reuniu dados de 6.016 voluntários homens, todos com idade entre 21 e 75 anos. Os voluntários preenchiam um questionário sobre seu consumo usual de chá, café, álcool, cigarros e respondiam perguntas sobre seu estado de saúde em geral, além de passarem por exames de imagem. Menos de um quarto dos que participaram do estudo eram grandes consumidores de chá. Desses, 6,4% desenvolveram câncer de próstata durante o acompanhamento de 37 anos. O estudo foi liderado por Kashif Shafique, do Instituto de Saúde e Bem-Estar da Universidade de Glasgow.