Os diretores executivos do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (SINDSEF), Mário Jorge e Daniel Pereira estão em Brasília acompanhando o desenrolar da transposição de servidores estaduais para o plano federal.
Ontem estiveram em cumprimento à primeira agenda do dia, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, juntamente com a bancada federal e sindicalistas discutindo a edição da Instrução Normativa que autoriza a transposição dos servidores. Na reunião, segundo Mário Jorge e Daniel Pereira, a ministra foi enfática em dizer que nada fará contrário à Lei. O ponto divergente é mesmo o enquadramento dos servidores até 1991. O governo federal recebeu da bancada farta documentação que comprova o pagamento pela União dos servidores até 1991. Manoelzinho do Sintero alertou a ministra que caso o governo insista em enrolar sobre esse caso, as Usinas do Madeira terão problemas com o fechamento da BR-364 programado para o próx imo dia 28 de junho.
Na segunda rodada de negociações de ontem, os sindicalistas acompanhados de parlamentares que compõem a bancada federal de Rondônia, estiveram com o Secretário Executivo da Presidência da República, Gilberto Carvalho que se comprometeu a entrar em contato imediato com a Advocacia Geral da União (AGU) para apressar o parecer final da transposição. Nessa audiência, participaram os sindicalistas Daniel Pereira e Mário Jorge, além de Manoelzinho do Sintero.
No final da tarde de ontem, em rodada final de negociações, os sindicalistas Manoelzinho, Israel e Caio Marin estiveram com o Advogado Geral da União Luís Inácio Adams, que prometeu dar uma posição do parecer final até a próxima sexta-feira, ratificando que será um parecer técnico-jurídico.
Tanto Mário Jorge, quanto Daniel Pereira foi uníssono em afirmar que os senadores de Rondônia e os deputados federais estão empenhados na solução desse impasse jurídico. Para eles, foi imprescindível a participação dos senadores Ivo Cassol, Valdir Raupp e Acir Gurgacsz, além dos deputados federais.