Sessão solene presta homenagem ao centenário da EFMM

Sessão solene presta homenagem ao centenário da EFMM

Sessão solene presta homenagem ao centenário da EFMM

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No ano em que se comemora os 100 anos de história da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, muitas homenagens têm sido prestadas. Na manhã desta quarta-feira (6), foi realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE/RO) uma sessão solene em homenagem ao centenário da ferrovia, proposta pelo presidente da ALE, Hermínio Coelho.
 O presidente da casa de leis agradeceu a presença de todos e ressaltou que a Assembleia trabalha para atender aos interesses da população e uma comemoração como esta não poderia passar em branco. “Estamos aqui homenageando a história do nosso povo e é uma satisfação proporcionar este momento.
 Na oportunidade defendemos também a bandeira levantada pelo procurador do Iphan, Ricardo Leite, sobre a candidatura da EFMM a patrimônio da humanidade junto as Nações Unidas”, afirmou Hermínio.
Durante a solenidade várias autoridades e personagens importantes para esta história estiveram no púlpito prestando suas homenagens aos mais de 25 mil homens de diversas nacionalidades que se dedicaram para a construção. Vários vídeos foram apresentados retratando a história e convidando a população para participar da campanha em prol da candidatura da EFMM a patrimônio da humanidade.
O historiador Anísio Gorayeb aproveitou a oportunidade para lembrar um pouco da trajetória da ferrovia enquanto mostrava fotos da época, tiradas pelo fotógrafo americano Danna Merryl.
O secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson (Chicão) falou sobre os projetos do governo do Estado por meio da Secel em parceria com órgãos públicos e privados. “Este ano tem uma agenda repleta de eventos alusivos à comemoração da EFMM, tanto no segmento cultural quanto esportivo. Além disso, estamos trabalhando em ações que visam preservar o acervo do museu da ferrovia para que os detalhes de sua história possam ser vistos por tantas outras gerações”.
Ao final, os presentes assinaram a lista que mostra o interesse da população na candidatura da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a patrimônio da humanidade que será encaminhada a presidenta Dilma Roussef. A assinatura também pode ser feita pela internet através do site: http://www.peticoesonline.com/peticao/estrada-de-ferro-mandeira-mamore-para-patrimonio-mundial-da-unesco/443
Homenagens
Na ocasião, os ferroviários Manoel Araújo Martins e José Romão Grande foram condecorados com o título de cidadão honorário, tradicionalmente concedido a quem presta relevante serviço ao Estado.
Também foram entregues placas de homenagem a nomes como, Luiz Leite, presidente da Associação Amigos da Madeira Mamoré; George Teles, vice-presidente do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do estado de Rondônia; Antônio Barbosa, tesoureiro do sindicato e Dionísio Schockness que na ocasião comemorou também o aniversário de 90 anos e recebeu mais uma placa de homenagem do governo do Estado, entregue pelo secretário-chefe da Casa Civil, Juscelino do Amaral.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS