Lideranças sindicais de todo o estado de Rondônia estão promovendo uma viagem até Brasília onde irão pressionar o Governo Federal a assinar a transposição dos servidores públicos do quadro estadual para o quadro de funcionários estatuários federais.
De acordo com os sindicalistas ao que tudo indica o Governo Federal demonstra não ter interesse em realizar a transposição e está postergando o máximo possível esse processo.
Caso voltem sem nenhuma resposta efetiva sobre o tema, os sindicalistas já estão articulando uma grande manifestação que irá bloquear a BR-364 em vários pontos do estado simultaneamente, além de fechar o acesso aos canteiros de obras das hidrelétricas que estão sendo construída às margens do rio Madeira em Porto Velho.
A manifestação já possui inclusive uma data definida para ser realizada, 28 de junho. O processo da transposição envolve milhares de servidores estaduais que há vários anos aguardam ansiosamente esse processo que melhoraria os rendimentos salariais além de desafogar a folha de pagamento do estado.