O Mastro da Bandeira Nacional Brasileira que será inaugurado neste domingo (27) às 10 horas no Porto Extrema poderá ficar na mais completa escuridão, caso a Eletrobrás não leve energia até o Porto. Faltam apenas 650 metros para que a energia chegue até o mastro e o que seria uma grande festa poderá virar uma vergonha nacional. Várias solicitações já foram feitas a Eletrobrás para instalação da rede elétrica e até o momento nada foi feito em prol da soberania nacional brasileira.
Várias autoridades estarão presentes no evento e poderão presenciar a grande falta de respeito a Bandeira Nacional brasileira. O morador de Extrema e líder comunitário Aparecido Ferreira disse que “mesmo que a Eletrobrás não instale a energia, esse descaso não vai apagar o brilho de um evento histórico como a inauguração do mastro”.
Os extrativistas e ribeirinhos do Rio Abunã estão ansiosos à espera da inauguração do mastro que certamente marcará a vida de todos eles. Segundo Aparecido “o mastro ocupará um lugar especial no coração de todos que habitam nossa fronteira, e os estrangeiros que por aqui passarem terão que respeitar nossa soberania”.
Finalizou o líder comunitário. A sociedade civil organizada da Ponta do Abunã está se mobilizando para se fazer presente neste sábado (26) às 08 horas em frente ao Posto da Eletrobrás em Extrema para exigir que a energia seja instalada o mais rápido possível no Porto Extrema.
O Rondoniaovivo estará presente na inauguração do mastro e torce para que a energia esteja instalada neste dia histórico na vida do povo daquela região fronteiriça, ao mesmo tempo em que acredita não ter que presenciar uma desfeita a nação com a falta desta energia.