Parceria firmada entre SENAI RO e ESBR vai capacitar moradores de Nova Mutum e Jaci Paraná
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A assinatura do contrato entre o Sistema FIERO, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI/RO) e Energia Sustentável do Brasil foi o ponto alto da aula inaugural do curso de Técnico em Eletromecânica, evento realizado na noite da última quarta-feira, 18, no salão de convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
Assinado pelo presidente da FIERO, Denis Baú, juntamente com o diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos e o diretor de Operações da ESBR, Isac Teixeira, a parceria beneficiará 50 moradores dos Distritos de Nova Mutum e Jaci Paraná.
O curso tem como objetiva promover qualificação técnica para profissionais no segmento de eletromecânica, oportunizando a oferta de mão de obra qualificada em atendimento a necessidade da empresa. As aulas, que terão início segunda-feira, 23, serão ministradas na Escola SENAI Padre Marcelo Bertolusso, em Porto Velho, terá duração de dois anos e objetiva promover qualificação técnica para profissionais no segmento de eletromecânica, oportunizando a oferta de mão de obra qualificada em atendimento a necessidade da empresa. O convênio constitui a primeira parceria SENAI e ESBR.
Sobre a parceria com a Energia Sustentável do Brasil, o presidente Denis Baú afirmou em seu discurso que “sem dúvida trata-se de mais uma valorosa parceria que o Sistema FIERO faz no sentido de contribuir para a sociedade rondoniense para que estes jovens, daqui a dois anos tenham um nível de conhecimento elevado e desta forma garantindo seu futuro, pois a ESBR vai contratar aqueles que mais se destacarem para trabalhar na linha da Eletromecânica, na manutenção e operacionalidade das 50 turbinas que estão sendo instaladas na Usina Jirau”, disse.
Para os alunos, o líder empresarial comentou que a sociedade de Rondônia tem cada vez mais oportunidades de crescimento, de melhorar salários, e basta adquirir conhecimento, pois as oportunidades estão à porta. “Está nas mãos de vocês”.
Baú ressaltou ainda que a qualificação vai garantir a estabilidade destes profissionais no mercado de trabalho. “Estamos pensando no pós-usinas. Lembramos que 10% das turbinas de uma hidroelétrica passam por manutenção mensalmente, e Jirau, por exemplo, vai contar com 50 turbinas. Isto já é um primeiro passo para dar continuidade ao desenvolvimento e crescimento do Estado. O melhor é que a renda continuará aqui circulando e oxigenando a nossa economia”, garantiu.
O diretor institucional da Energia Sustentável do Brasil, José Lúcio Gomes prestigiou o evento. “Esta aula inaugural é motivo de alegria para nós e para este grupo de 50 jovens”, comentou. “Esta é uma oportunidade impar oferecida, principalmente aos moradores de Nova Mutum e Jaci Paraná. Eles farão um curso gratuito, com duração de dois anos, vão receber o que for necessário para estudar e aqueles que se dedicarem poderão alcançar altos cargos numa empresa de nível internacional. No meu ponto de vista, para estes jovens o céu é o limite”.
Lúcio reafirmou o comprometimento da empresa com a população de Rondônia. “Nosso objetivo é que a usina, daqui a cinco, dez anos seja operada integralmente pelo pessoal qualificado no Estado”.
Sobre a parceria com o SENAI o diretor institucional da ESBR fez questão de chamar de “maravilhosa e fundamental, tanto pela infraestrutura e excelente nível técnico, laboratórios modernos e equipe formada por profissionais de primeira linha. Todas estas qualidades, sem dúvida, nos fizeram optar pelo melhor, que o SENAI”, finalizou.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!