Hoje (13), a partir das 20h, a palestra "Modernidade, uniformização e conquista do reconhecimento da diversidade como Direito Humano Universal", ministrada pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), José Luiz Quadros de Magalhães. O evento é promovido pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça, na rua José Camacho, 585, bairro Olaria, em Porto Velho. A entrada é gratuita.
A palestra é aberta à comunidade acadêmica, alunos da Escola da Magistratura e magistrados de Rondônia. De acordo com o diretor da Escola, a proposta da Emeron é ampliar o debate sobre temas relacionados à contemporaneidade do Direito e à cidadania. Será emitido um certificado de duas horas pela participação na palestra.
A palestra do professor Luiz Quadro de Magalhães integra o projeto "Encontro com Homens Notáveis", que promove a integração entre alunos do curso de Formação para Ingresso na Magistratura e personalidades acadêmicas do mundo jurídico. Por isso, antes da palestra, às 17h, haverá um encontro informal para um bate-papo entre o desembargador Walter Waltenberg, o palestrante, alguns professores e dois alunos. Essa programação, com o Encontro e a palestra também foi realizada em Ji-Paraná, na quinta-feira.
José Luiz Quadros de Magalhães formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986); também tem graduação em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Nancy II (1983), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atua como professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e professor do programa de mestrado da Faculdade de Direito do Sul de Minas. É pesquisador do Instituto de Investigações Jurídicas da Universidade Autônoma do México e professor convidado do doutorado da Universidade de Buenos Aires.
Autor de vários livros, tem experiência nas áreas de Direito Constitucional, Internacional, Teoria do Estado e da Constituição, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, federalismo, direitos humanos, poder, ideologia e constituição.