Dia 7 de abril foi um sábado diferente para os tradicionais frequentadores do Espaço Alternativo da Av. Jorge Teixeira (entre o Hospital de Base e o Aeroporto). Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 1948, como o Dia Mundial da Saúde, a data foi escolhida para mais uma importante etapa da Semana da Saúde Farmabem e do Projeto “Viver Bem, Viva Mais”, em sua 5ª edição, promovido pela Drogaria Farmabem, com o apoio dos cursos de Fisioterapia, Farmácia e Nutrição da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, dentre outros parceiros.
Segundo a OMS, saúde é o mais completo estado de bem-estar físico, mental e social e não a simples ausência de doença. Ou seja, uma pessoa saudável não é aquela que não está doente, mas a que tem o corpo e a mente funcionando em harmonia, desempenhando os papéis que cabem a cada um e proporcionando o máximo de bem-estar, disposição e vitalidade.
Assim, as atividades da Semana da Saúde Farmabem e da 5ª Edição do Projeto “Viver Bem, Viva Mais”, foram compostas de ações voltadas à saúde e bem-estar da população, conscientizando e orientando a todos quanto à importância dos cuidados com o corpo e a mente.Também foram ofertadas aos participantes, práticas educacionais e de recreação, voltadas para o desenvolvimento social e humano, em parceria com instituições de ensino, empresas públicas e privadas, colaboradores e amigos.
Durante a Semana da Saúde, nos dias 4 e 5 de abril, os acadêmicos do Curso de Farmácia da FIMCA realizaram internamente, nas três unidades da Farmabem na capital, aferição de pressão arterial e testes do nível glicêmico. Concomitantemente, os acadêmicos do Curso de Nutrição, realizaram medidas de peso, altura, índice de massa corporal (IMC), circunferências de cintura e quadril, relação cintura-quadril(RCQ) e pregas cutâneas, orientando, conforme o resultado de cada pessoa, sobre a melhor forma de se alimentar.
Esses mesmos serviços foram oferecidos pelos alunos dos dois cursos, no sábado, dia 7 de abril, no Espaço Alternativo, durante a 5ª edição do Projeto “Viver Bem, Viva Mais”, somando-se ainda a participação dos acadêmicos do Curso de Fisioterapia. Coordenados pela Profa. MSc. Silvia Mendonça, e supervisionados pela Profa. Esp. Viviane Kuroda, os alunos do 7º período do Curso de Fisioterapia da FIMCA ofereceram aos participantes, técnicas de relaxamento, incluindo técnicas de Pompage e ensinaram técnicas de relaxamento que a comunidade pode reproduzir em seu domicílio. Para isso, utilizaram várias técnicas da terapia manual, como a Pompage, que é uma das mais simples de ser aplicada e que tem efeito benéfico imediato nos pacientes, recomendada em contraturas, estases líquidas, encurtamentos, retrações e para alívio de dores musculares e articulares.
Além da FIMCA, o Projeto Viver Bem Viva Mais contou com o apoio dos seguintes parceiros: CBM/RO – Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia; FHEMERON – Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia; SEMES – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer; SEMTRAN – Secretaria de Municipal Transporte e Trânsito; e SESC/RO.