O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), quer colocar o Estado na rota do turismo internacional. O projeto envolve um roteiro integrado com o Mato Grosso e Acre. O projeto já foi denominado de Rota Turística Pantanal, Amazônia, Andes e Pacífico.
A primeira conversa para que a rota seja implantada foi iniciada nessa segunda-feira (26), em Brasília, na sede do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) entre o diretor de Mercados Internacionais da autarquia, Marcelo Pedroso e os secretários de Turismo de Rondônia, Basílio de Oliveira; de Mato Grosso, Teté Bezerra; e do Acre, Ilmara Lima.
Basílio cobrou de Marcelo Pedroso a inserção de Rondônia nas campanhas em que a Embratur promove internacionalmente. O diretor de Mercados Internacionais da Embratur disse que é necessário uma estruturação prioritária dos governos estaduais para o mercado internacional e que alguns passos precisam ser dados.
Marcelo ressaltou que essa reunião foi importante porque marca o início de um projeto integrado que precisa ainda definir um roteiro com identidade visual da rota dos Estados da Amazônia ao Pacífico. “É preciso ter uma ferramenta, um guia eletrônico, com imagens e vídeos acessíveis, sem que o turista precise ir a um balcão de informação”, explicou.
Para Basílio, o objetivo dessa parceria é trazer o turista para conhecer o Estado. “Queremos que o turista venha conhecer Rondônia, uma região ainda pouco explorada nesse setor”, explicou. Segundo ele, Rondônia possui belezas naturais incomparáveis e uma cultura rica que precisa ser melhor divulgada ao estrangeiro, explicou.
Após a reunião, os secretários de Turismo dos três Estados discutiram com o consultor de turismo, Yuri Lobo, a proposta de Roteirização Turística Integrada. Ambos propuseram viabilizar o projeto em parceria com o Sebrae de Rondônia, Mato Grosso e Acre envolvendo também os governos da Bolívia e Peru. Segundo a secretária de Turismo do Acre, Ilmara Lima, a proposta é lançar o Roteiro Integrado em outubro de 2012.