Com a finalidade de promover a transparência pública e estimular a participação democrática da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, acontece de 29 a 31 de março, no auditório da Ulbra em Porto Velho, a etapa estadual da 1ª Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial).
Na manhã desta quinta-feira (22), a coordenadora da conferência em Rondônia, Camila Markeline, reuniu os servidores da Controladoria Geral do Estado para falar sobre a organização do evento. “A Conferência vai incentivar o cidadão a ser fiscal do dinheiro público e ajudar a combater a corrupção”, disse Markeline.
A conferência vai possibilitar ainda o debate e propor ações da sociedade civil no acompanhamento e controle da gestão pública e o fortalecimento da interação entre a sociedade e o governo, além de promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas ideias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento e controle da gestão pública.
O governo de Rondônia, através da CGE está convidando toda a sociedade civil organizada a participar da etapa estadual, que no primeiro dia terá início às 19h30, no segundo dia começa as 7h30, com o credenciamento. No último dia, a partir das 8h.
Da etapa estadual sairão as propostas e os delegados para participar da etapa nacional que acontece de 18 a 20 de maio em Brasília.
Histórico
Em setembro de 2009, a Controladoria Geral (CGU) da União realizou o 1º Seminário Nacional sobre Controle Social. No evento, com mais de 500 participantes por dia, foram apresentadas diversas experiências de sucesso na prática de controle social.
Ao final do evento, os participantes entregaram um abaixo assinado ao ministro-chefe da CGU, solicitando a convocação de uma conferência nacional. Em 8 de dezembro de 2010, o Presidente da República assinou o decreto de convocação da 1ª Consocial. Informações sobre a 1ª Consocial podem ser obtidas através do www.cgu.gov.br/consocial.