TERMÓPILAS - “Não trabalhamos sob pressão!” diz José Lebrão sobre processo de punição aos deputados indiciados – Vídeo

Corregedor da ALE/RO e presidente da Comissão Processante o deputado José Lebrão concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal Rondoniaovivo e falou sobre o andamento do processo que poderá resultar na cassação de Valter Araújo.

TERMÓPILAS - “Não trabalhamos sob pressão!” diz José Lebrão sobre processo de punição aos deputados indiciados – Vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nesta próxima terça-feira (20) a Comissão Processante da ALE/RO se reúne no plenário em sessão aberta que terá inicio às 09h00, onde pela primeira vez a comunidade irá pode acompanhar o andamento do processo interno que envolve os deputados indicados no final do ano passado pela Polícia Federal durante a operação “Termópilas”.
Composta pelos os deputados José Lebrão (PTN), Edson Martins (PMDB), Valdivino Tucura (PRP), Lourival Amorim (PMN) e Ribamar Araújo (PT), a Comissão Processante é responsável pelo pedido de punição regimental aos deputados estaduais Ana da 8 (PT do B), Zequinha Araújo (PMDB), Epifânia Barbosa (PT), Flávio Lemos (PR), Euclides Maciel (PSDB), Jean Oliveira (PSDB), Saulo da Renascer (PDT) e também pelo aguardado pedido de cassação do deputado e ex-presidente da casa Valter Araújo (PTB), preso durante a operação federal e atualmente foragido da justiça.
Para tentar esclarecer alguns pontos para a sociedade Rondoniense sobre o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Processante, conversamos com o Corregedor Geral da ALE/RO e presidente da Comissão Processante, deputado José Lebrão.
Com início na carreira política no ano de 2005, Lebrão como é popularmente conhecido já foi vice-prefeito do município de Costa Marques e na ultima eleição foi o quarto deputado mais votado com mais de dezesseis mil votos.
Hoje cabe ao deputado presidir uma comissão que tem como função mostrar para toda a sociedade rondoniense qual o posicionamento da Assembleia Legislativa em relação às contundentes acusações de corrupção e formação de quadrilha dentro da casa de leis de Rondônia nos anos de 2010 e 2011.
Sobre o procedimento dos trabalhos da Comissão Processante, Lebrão afirmou que tudo está sendo realizado dentro das normativas do código de ética da Câmara Federal, isso devido da ALE/RO não possuir um regimento interno dessa natureza.
“Estamos utilizando o código de ética da Câmara Federal, isso pelo fato de ainda não possuirmos o nosso. Temos um prazo estipulado em noventa dias para terminarmos os trabalhos da comissão e iremos cumprir essa meta”, disse José Lebrão.
O presidente da Comissão Processante falou sobre a matéria publicada no jornal Rondoniaovivo e em outros veículos de comunicação sobre a reunião realizada no plenarinho na ultima terça-feira (13) no qual os deputados foram duramente criticados por não falarem com a imprensa na saída da reunião.
“Eu entendo a ansiedade da imprensa e da população em obter informações sobre esse caso, porém temos de compreender de que se trata de um processo com mais de nove mil paginas, além dos deputados integrantes da comissão temos ainda sete advogados que trabalham em conjunto, estamos nos movimentando com muita cautela para não atropelarmos o andamento do processo”, disse José Lebrão.
O deputado também informou que todos os envolvidos no processo serão chamados para apresentarem a defesa e prestarem esclarecimento à comissão.
“Todos os deputados, sem exceção serão convocados à comparecerem e apresentarem as suas respectivas defesas, pois esse é um dos procedimentos do processo apuratório  dos fatos”, disse Lebrão.
Sobre o fato dos deputados estarem sofrendo algum tipo de pressão interna ou externa a favor ou contra os deputados envolvidos durante o andamento do processo, Lebrão foi 
Deputados envolvidos na Operação "Termópilas".
enfático ao afirmar que o nem ele e nem os outros deputados integrantes da comissão sofrem ou sofreram alguma espécie de coação referente a esse assunto.
“A única pressão que sofremos é da comunidade que justamente reivindica por uma rápida e justa solução para esse caso, não aceitaremos qualquer pressão além dessa. Essa comissão não trabalha sobre pressão”, argumentou Lebrão.
Caso seja definido o pedido no relatório da comissão que será apresentado pelo deputado Edson Martins (PMDB) a cassação do deputado Valter Araújo e também as outras punições aos deputados indiciados, o pedido será realizado em plenário e aprovado ou não em votação secreta.
“A votação será secreta, pois esse é o procedimento que rege o código de ética da Câmara Federal, não podemos passar por cima disso, por esse motivo teremos a votação realizada dessa forma”, falou José Lebrão.
Entre a comunidade paira o medo de que devido a um possível corporativismo exista a possibilidade dos deputados terminarem por amenizarem as punições aos deputados da “Termópilas”, fato que segundo o presidente da comissão não irá acontecer.
“Eu acredito que a amizade que existe entre os deputados ela não influiu nesse processo, é claro que ficamos constrangidos em realizarmos o julgamento de um companheiro, porém temos de ser éticos e transparentes para atentarmos aos anseios da comunidade”, concluiu Lebrão.
Enquanto aguardam a conclusão do relatório da Comissão Processante, os deputados indiciados, menos Valter Araújo que está foragido, continuam realizando seus trabalhos legislativos normalmente.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS