Mangabeira Unger discute política industrial durante reunião com empresários na FIERO
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vice-presidente do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (CONEDES) Roberto Mangabeira Unger esteve ontem (13 de março) em visita a Federação das Indústrias de Rondônia, acompanhado pelo governador Confúcio Moura e dos advogados Daniel Vargas e Alberto Lourenço. Unger é filósofo renomado e professor pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Foi ministro de assuntos estratégicos no governo do presidente Lula e coordenou o Plano Amazônia Sustentável – PAS.
Aproximadamente 20 empresários de vários setores produtivo e industrial, juntamente com o presidente da FIERO, Denis Baú receberam a comitiva. Durante o encontro, diretores do Sistema Indústria e empresários apresentaram palestra mostrando o crescente desenvolvimento econômico de Rondônia nos mais variados setores e os investimentos que precisam de estratégias de políticas industriais para ter continuidade. Os empresários cobraram do governo estadual, mais atenção para os setores, tanto na escoação da produção como nas políticas de investimentos.
Unger propôs a criação de um grupo de trabalho para desenvolver um projeto de política industrial para o estado, “Rondônia tem cultura empreendedora que fervilha e tem condições para ser vanguarda desse novo projeto nacional. Queremos privilegiar 2 grandes vertentes: a capacitação de pessoas e a estratégia econômica”, disse ele. A ideia é transformar a atividade principal que é a agropecuária, em produção industrial voltada para a pequena e média empresa, sem deixar de incentivar o setor primário. Ficou acordada a criação desta “força-tarefa”, para trabalhar de forma sistemática, tendo como interlocutor o advogado Roberto Lourenço.
Baú cobrou várias ações, inclusive melhorias no setor industrial, pois os empresários recebem o terreno como incentivo, mas sem condições, inclusive de trafegabilidade. O secretário de Desenvolvimento do Estado, Edson Luiz Vicente, prometeu ao presidente da FIERO, que até dezembro será feita toda a urbanização do local dando melhores condições de acesso às empresas ali instaladas.
O superintendente da FIERO, Gilberto Baptista, também cobrou do governo do estado investimentos na hidrovia do Madeira, “comparando os valores de frete entre ferroviário, rodoviário e hidroviário, há uma redução de 100 e de 150% entre o ferroviário e o rodoviário para o hidroviário, sendo totalmente viáveis e urgentes os investimentos”, disse.
Na análise de Baú atualmente a visão empresarial é de investimentos em qualificação profissional e em novas tecnologias que impulsionem a indústria rondoniense a fim de fortalecer o setor produtivo. Os empresários rondonienses pioneiros na agroindústria, hoje querem condições para ampliar suas atividades para o setor industrial. “Como dirigentes industriais lutamos pela defesa dos interesses da classe produtiva a fim de reduzir as desigualdades regionais. Também é nosso papel estimular a reforma e implementação de ações para uma indústria comprometida com o futuro”, disse.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!