Relato de assistida marca homenagem às mulheres na Defensoria

Relato de assistida marca homenagem às mulheres na Defensoria

Relato de assistida marca homenagem às mulheres na Defensoria

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O relato da assistida da Defensoria Pública do Estado (DPE) e hoje funcionária da instituição, C.G.F, foi um dos pontos mais marcantes durante a homenagem que o defensor Público-Geral do Estado, José Francisco Cândido, prestou às servidoras da DPE e à algumas das assistidas do núcleo Maria da Penha, nesta quinta-feira (08), no auditório da sede administrativa.

 C.G.F,  após descobrir que tinha câncer, passou a sofrer agressões física e psicológica do ex-marido.O fato ocorreu ao longo de três anos. Por diversas vezes ele tentou matá-la, sufocando com o travesseiro ou com as próprias mãos. Na última tentativa, o ex-companheiro a obrigou a subir na moto e a jogou no chão com o veículo em alta velocidade em plena BR 364. “Apesar de ter ficado muito mal, consegui sobreviver com a benção de Deus”, afirmou.

Apesar de denunciar o ex-companheiro a cada agressão que sofria, ela sempre voltava atrás por conta das ameaças dele. O episódio na estrada ocorreu quando C.G.F já estava separada. Por conta disso, a família decidiu intervir no caso, pedindo apoio jurídico da Defensoria Pública. A mudança na Lei Maria da Penha, que passou a não mais permitir que a vítima retirasse a denúncia, foi fundamental para resolver a situação em definitivo.

Com três filhos fazendo faculdade pública, um deles cursando Medicina, e sem ressentimentos, ela usa seu depoimento para encorajar as mulheres que sofrem violência a colocarem ponto final na situação de humilhação e submissão em que vivem. A força de vontade de C.G.F a levou fazer vestibular para o curso de Assistência Social. Aprovada, já começou a frequentar a faculdade.

A coordenadora do núcleo Maria da Penha, defensora pública Luiziana Teles fez um breve relato sobre a história de luta das mulheres por sua independência econômica e social, e apresentou vídeo enfocando os diversos tipos de agressões.

O subdefensor Público-Geral do Estado, José Messias, juntamente com o presidente da Associação dos Membros da Defensoria Pública (Amdepro), defensor público Leonardo Werneck e o corregedor gera Antônio Fontoura saudaram as homenageadas.

 Defensoras

As defensoras Liliana dos Santos Torres e Rosária Novaes receberam homenagem especial – a primeira, por ser a mais antiga em exercício; e a segunda devido ao trabalho que realiza como artista plástica e por estar em vias de se aposentar. Rosária foi homenageada também pelo seu marido, procurador de Justiça Edmilson Fonseca, que participou do evento como convidado.

 Exposição

O evento encerrou com as servidoras da Defensoria e as assistidas do núcleo Maria da Penha sendo brindadas com um coquetel e uma rosa para cada uma delas.  Houve ainda sorteio de brindes, apresentação de dança, exposição de telas da defensora Rosária Novaes e de produtos artesanais produzidos por integrantes da ONG Acuda, que trabalha na ressocialização de apenados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS