FECOMERCIO reúne-se com prefeitos e vereadores para regular horário de funcionamento do comércio no interior do Estado

FECOMERCIO reúne-se com prefeitos e vereadores para regular horário de funcionamento do comércio no interior do Estado

FECOMERCIO reúne-se com prefeitos e vereadores para regular horário de funcionamento do comércio no interior do Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A regulamentação do horário de funcionamento do Comércio no interior do Estado tem sido a tônica da visita que o presidente da Federação do Comércio do Estado de Rondônia- FECOMERCIO, Raniery Coelho aos prefeitos e vereadores. O trabalho começou em Ji-Paraná, com o prefeito José Bianco e o presidente da CâmaraNilton César, em Cacoal com o vereador Luiz Carlos Katatal-PTB e o secretário de indústria e Comércio Adelvaldo Brito, representanto o executivo municipal, e em Rolim de Moura, com o prefeito Sebastião Dias Ferraz e o vereador Jairo Benetti.
Acompanhado dos membros da Comissão de Negociação Salarial-CNS, da Fecomércio e mais a sua assessoria jurídica e ainda da presidência do Conselho Regional de Contabilidade, Raniery tem reunido presidentes de Associações Comerciais e Industriais para debater as clausulas da proposta da Convenção Coletiva de Trabalho para 2012/13. Com os prefeito e vereadores, o presidente da Fecomercio está apresentando uma minuta de projeto de lei, a exemplo do que já vem sendo aplicado nos municípios de Ariquemes e Jaru, regulamentando o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais de forma a adequar aos planos diretores dos municípios.
Inconstitucionalidade
O representante dos empresários do comércio ressaltou que muitos municípios tem se debatido com leis criando feriados inconstitucionais uma vez que somente a União pode legislar sobre Direito do Trabalho. “ O que o município pode fazer é regular o funcionamento dos estabelecimentos através de uma norma aplicada a toda a municipalidade e obedecida de acordo com a expedição do alvará.
Em todos os municípios os vereadores e os prefeitos foram bastante receptivos com as propostas da Fecomércio e se comprometeram de trabalharem em conjunto para regular o direito dos empresários funcionarem seus estabelecimentos em domingos e feriados garantido os direitos trabalhistas amparados no que já está contido na Legislação Federal.
Cacoal
Raniery falou do exemplo do município de Cacoal em que uma lei arcaica e inconstitucional, proíbe o funcionamento do comércio após o meio dia de sábado. Para ele, isso se trata de um grande retrocesso nesse momento em que o Brasil dá os seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento.
Raniery Ressalta que a Fecomércio está acompanhando de perto a problemática ocorrida em Cacoal e vai questionar judicialmente a lei caso a Câmara Municipal não revogue. “ As vezes essas leis são aprovadas na calada da noite apenas com o intuito eleitoreiro sem se avaliar os impactos que ela pode ter para o setor produtivo, mas que a Câmara daqueles município, através de seus presidente e a municipalidade estão atentas e prometem mudanças na legislação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS