A reportagem do jornal vilhenense Extra de Rondônia captou o descontentamento de profissionais de transporte de cargas, cuja revolta aumenta a cada dia. Na avaliação dos que tem na estrada seu principal local de trabalho, a maioria esmagadora dos acidentes na BR 364 são provocadas pelos buracos, cratera e "panelas" no leito da estrada.
Construída há mais de três década, a estrada só recebeu manutenção mínima, como ocasionais operações tapa-buracos. Isso não foi suficiente para impedir a deterioração da pavimentação, fator que somado ao aumento acelerado do fluxo de veículos, após a expansão do cultivo de soja para esta região, levou a situação ao eminente colapso.
No final da semana passada, em sua passagem por Vilhena, o senador Valdir Raupp revelou que projeto para reformulação geral da estrada foi aprovado pelo Ministério dos Transportes, após anos de tramitação. Segundo ele, em breve acontecerão investimentos para melhorar consideravelmente a rodovia.
No entanto, os caminhoneiros estão cansados de promessa. Nos últimos dias cresce a insatisfação, e o bloqueio da BR pode acontecer a qualquer momento. O trecho mais provável para as barricadas fica entre Vilhena e Pimenta Bueno.