A capital de Rondônia será contemplada com uma unidade da Fundação Oswaldo Cruz – Friocruz- graças ao empenho do vereador Sid Orleans, líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Porto Velho e parceiros como, Antônio Roberto dos Santos, Superintendente do Patrimônio da União, a Ex Senadora Fátima Cleide, Professora Ana Cristina Vitorino, Reitora interina da UNIR e Rodrigo Starbeli, Diretor da Fiocruz em Rondônia.
O impasse para o recebimento de um campus da Escola Nacional de Saúde Pública- ENSP- a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, era o local apropriado para a construção de sua sede. Na semana passada, o local foi finalmente definido por doação da Universidade Federal de Rondônia, que havia recebido o espaço da União e que aceitou ceder parte do terreno. Trata-se de uma área localizada na BR 364, vizinha à Embrapa. O projeto de construção está estipulado 74 milhões de reais e foi elaborado por Oscar Niemeyer,arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquiterura Moderna internacional.
Vinculada ao Ministério da Saúde, a matriz da Fiocruz está instalada no Rio de Janeiro. Rondônia passará a ser o segundo estado Brasileiro contemplado com uma unidade da instituição. Novas unidades estão previstas dentro do projeto estratégico de expansão, que contempla os Estados do Ceará, Mato Grosso do Sul e Piauí. A Fiocruz já executa um trabalho na região. O ambulatório de hepatites crônicas é referência no tratamento sul americano. De 2004 a 2009, foram realizados mais de 25 mil atendimentos ambulatoriais em hepatite tipo B C e D.. A Fundação conta ainda com uma unidade móvel no estado, que realiza o tratamento e monitoramento de populações indígenas e ribeirinhas do Vale do Guaporé.
Com a instalação de uma unidade em Rondônia, a Fundação atuará na pesquisa e desenvolvimento na atenção a saúde pública, principalmente no que diz respeito ao controle de doenças endêmicas na região.
Para incentivar a instalação da mesma, Sid Orleans, atuante principalmente em causas relacionadas à saúde por sua experiência na secretária de saúde municipal e por sua formação acadêmica em enfermagem, se reuniu por diversas vezes com o Superintendente do Patrimônio da União em Rondônia, Antônio Roberto Ferreira, o resultado deste trabalho foi a garantia da instalação da Fiocruz em Rondônia.
Orleans, em parceria com o secretário municipal José Gadelha, já está providenciando o licenciamento ambiental para a construção da Escola em Rondônia.