Centro de Zoonoses Municipal cria cartilha para combater abandono de animais

Centro de Zoonoses Municipal cria cartilha para combater abandono de animais

Centro de Zoonoses Municipal cria cartilha para combater abandono de animais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro de Controle zoonoses (CCZ), da secretaria municipal de Saúde (Semusa), criou uma cartilha de posse responsável de animais de companhia. O material educativo foi criado por causa do grande número de animais, que são abandonados nas ruas de Porto Velho. A cartilha contém orientações de cuidados, adoção, castração e vacinação de cães e gatos.
Segundo o diretor do departamento do controle de zoonoses, Rodrigo Golin, a cada 10 cães capturados na rua, seis possuem coleira. “Isso prova o total descaso com os animais de estimação. As pessoas têm que entender que eles são seres vivos e precisam de cuidados”, disse.
Em 2011, mais de dois mil animais, entre cães e gatos foram capturados e removidos pelo CCZ. Golin informa ainda, que só em janeiro, o número chegou a 300 capturas. “A maioria dos bichos que chegam aqui, estão muito doentes e em muitos casos, eles não resistem pela falta de cuidados”, lamentou.
Todos os animais resgatados em vias públicas permanecem por cinco dias nos canis do CCZ. Se o dono o quiser de volta terá que pagar uma taxa de R$ 52, prevista em lei municipal. Caso não apareça, os animais são encaminhados para adoção.
Maltratar e abandonar animais são considerados crimes, pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98). O dono pode receber multa e detenção de três meses a um ano, dependendo da gravidade do problema causado pelo abandono.
Castração
Desde junho do ano passado, o Centro de Controle de Zoonoses realiza o serviço de castração. Até hoje mais de 368 animais, entre cães e gatos, machos e fêmeas foram esterilizados. Este procedimento é feito para ajudar a diminuir a procriação desordenada e conseqüentemente, a superlotação de animais nas ruas. “Depois que iniciamos este processo de castração, dobrou o número de adoções aqui no centro, pois hoje as pessoas estão mais interessadas em animais que não dão mais cria”, afirmou Rodrigo Golin.
 Vacinação

No dia 24 de março acontecerá a campanha anti-rábica em todos os bairros da capital. Além disso, a campanha também será feita na zona rural com o objetivo de a raiva canina e felina.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS